A diversidade da Copa do Mundo 2018

Authors

  • Francine Abreu Guerra Universidade de Caxias do Sul
  • Mayara Bressan Universidade de Caxias do Sul
  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente trabalho descreve uma proposta de ação interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Matemática, Português, Geografia, Artes e Educação Física, utilizando o contexto da Copa do Mundo 2018. Esta proposta investiga todas as seleções participantes da Copa do Mundo de 2018, as características econômicas, sociais e políticas dos países, suas bandeiras, seus significados e características. Além de integrar diversas disciplinas, o presente trabalho propõe uma atividade experimental problematizadora baseada na teoria de Vygotsky e Piaget.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p33

References

Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamentação – Brasília, DF: MEC/ SEF, 1998.

I. Fazenda. O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

N. Poletti. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. 26a ed. Sa?o Paulo: A?tica, 2001.

C. S. Santos. Ensino de Ciências: abordagem histórico – crítica. Campinas: Armazém do Ipê, 2005.

L. S. Vygotsky. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo.Editora Martins Fontes, 1987

J. L. Gasparin. Uma dida?tica para a pedagogia histo?rico-cri?tica. Campinas: KRASILCHIK, M. Pratica de ensino de Biologia. Sa?o Paulo:Edusp, 2008.

J. Piaget. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympo Editora/Unesco, 1973.

Downloads

Published

04/22/2019

How to Cite

Guerra, F. A., Bressan, M., & da Cunha, G. F. (2019). A diversidade da Copa do Mundo 2018. Scientia Cum Industria, 7(1), 33–36. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/6998

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha