A Ressignificação da Escrita e o Jornal Escolar

Authors

  • Iracema Francine da Silva Pavao
  • Maria de Fátima Webber Prado Lima Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este artigo aborda a possibilidade de ressignificação da escrita no ambiente escolar, utilizando-se de uma metodologia que facilita o uso de ferramentas digitais e TICs: a proposta de produção de um jornal escolar. Buscou-se suporte teórico referente à escrita com significado, à revisão textual, à análise de erros recorrentes na Língua Portuguesa, às etapas de elaboração de um jornal escolar, à mediação tecnológica e desenvolvimento de um projeto de aprendizagem colaborativo. Buscou-se possibilitar a alunos de 6º e 7º ano superar dificuldades e inseguranças quanto ao ato de escrever, e tornarem-se sujeitos de sua própria aprendizagem, mediados pelo professor do LIE.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss2p56

References

Cèlestin Freinet. O Jornal Escolar. Lisboa: Editorial Stampa, 1974. 138p.

Luiz Carlos Cagliari. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2009. Disponível em: <https://ucsvirtual.ucs.br/?next=/pearson/>. Acesso em: 04 dez. 2016.

Marilda Aparecida Behrens; José Manuel Moran; Marcos T. Masetto. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.

Alberto José da Costa Tornaghi; Maria Elizabeth Brizola Brito Prado; Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. 2. ed. Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010. Guia do cursista.

Antonio Siemsen Munhoz. Tecnologias Educacionais. São Paulo: Erica, 2015. 114 p.

F. Betz. Managing technological innovation. New York: John Wiley & Sons, 1997.

Daniel Raviolo. Pedagogia para o Jornal Escolar. Comunicação e Cultura (Fortaleza), 2012.

Maria Alice Faria; Juvenal Zanchetta Jr. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011. 182 p.

Downloads

Published

2017-09-27

How to Cite

Pavao, I. F. da S., & Prado Lima, M. de F. W. (2017). A Ressignificação da Escrita e o Jornal Escolar. Scientia Cum Industria, 5(2), 56–65. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5287

Issue

Section

Tecnologias na Educação (Especial)