A Ressignificação da Escrita e o Jornal Escolar
Abstract
Este artigo aborda a possibilidade de ressignificação da escrita no ambiente escolar, utilizando-se de uma metodologia que facilita o uso de ferramentas digitais e TICs: a proposta de produção de um jornal escolar. Buscou-se suporte teórico referente à escrita com significado, à revisão textual, à análise de erros recorrentes na Língua Portuguesa, às etapas de elaboração de um jornal escolar, à mediação tecnológica e desenvolvimento de um projeto de aprendizagem colaborativo. Buscou-se possibilitar a alunos de 6º e 7º ano superar dificuldades e inseguranças quanto ao ato de escrever, e tornarem-se sujeitos de sua própria aprendizagem, mediados pelo professor do LIE.
References
Cèlestin Freinet. O Jornal Escolar. Lisboa: Editorial Stampa, 1974. 138p.
Luiz Carlos Cagliari. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 2009. Disponível em: <https://ucsvirtual.ucs.br/?next=/pearson/>. Acesso em: 04 dez. 2016.
Marilda Aparecida Behrens; José Manuel Moran; Marcos T. Masetto. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.
Alberto José da Costa Tornaghi; Maria Elizabeth Brizola Brito Prado; Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. 2. ed. Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010. Guia do cursista.
Antonio Siemsen Munhoz. Tecnologias Educacionais. São Paulo: Erica, 2015. 114 p.
F. Betz. Managing technological innovation. New York: John Wiley & Sons, 1997.
Daniel Raviolo. Pedagogia para o Jornal Escolar. Comunicação e Cultura (Fortaleza), 2012.
Maria Alice Faria; Juvenal Zanchetta Jr. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011. 182 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).