Refletindo sobre os Fatores de Resistência no Uso das TICs nos Ambientes Escolares
Abstract
Este artigo mostra o resultado de uma pesquisa realizada com os professores do município de Farroupilha, no RS. Essa pesquisa visa identificar os fatores que levam à resistência ao uso das TICs no ambiente escolar, tendo em vista que o computador pode ser um aliado importante no processo de ensino aprendizagem. O estudo teórico evidencia a importância da inserção do computador como ferramenta de ensino permitindo ao aluno a construção de seu conhecimento. Para a investigação foi utilizado um questionário respondido por 105 professsores de escolas municipais. A análise do questionário mostrou que existem deficiências na infraestrutura encontrada das escolas e falta de conhecimentos dos professores para utilizar as TICs.
References
Maria Lúcia Marangon Barbosa. Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor – o caso da 38a superintendência regional de ensino de Ubá – MG. 2002. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
Lucía Silveira Alda. Novas tecnologias, novos alunos, novos professores? Refletindo sobre o papel do professor na contemporaneidade. 2012. 6 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2012.
Maria Lúcia Marangon Barbosa. Utilizando o Computador como Ferramenta Pedagógica para Vencer a Resistência do Professor – O Caso da 38a Superintendência Regional de Ensino de Ubá – MG. 2002. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
Glória de Fátima Vieira Dantas. Fatores que levam à resistência dos professores ao uso das TIC em sala de aula.2014. 44 f. Monografia (Especialização) - Curso de Curso de Especialização em Gestão Escolar, Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Luciene Amaral da Silva. O Uso Pedagógico de Mídias na Escola: Práticas Inovadoras. Revista Eletrônica de Educação de Alagoas, Maceió, v.01, n. 01, p.120-128, 2013. Semestral.
Andreia Alvim Bellotti Feital. Na tecedura da rede mais um nó se faz presente: a formação continuada do professor para o uso do(a) computador/Internet na escola . Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre. Juiz de Fora, 2006 .
L. O. Brandão; Janine Gomes Moura. Aplicações no SAW – Sistema de Aprendizagem pela Web. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.
Iracy de Sousa Santos. As Novas Tecnologias na Educação e seus Reflexos na Escola e no Mundo do Trabalho. II Jornada Internacional de Políticas Públicas, São Luiz, p.2-7, 23 ago. 2005.
Flávio Chame Barreto. Formando Novas Competências Docentes para a Criação e Uso de Jogos Educacionais Próprios no Ambiente Escolar. Dissertação apresentada ao PPGI/NCE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para obtenção do grau de mestre em Informática, Educação e Sociedade. Rio de Janeiro, novembro / 2012
Edilene A. Ropoli; Joni A. Amorim. Resistência à educação a distância nas instituições de ensino superior: gerenciamento dos impactos das mudanças. 2008. 10 f. TCC (Graduação) - Pesquisa e Avaliação, Unicamp, São Paulo, 2008.
Aleksandre Saraiva Dantas. A formação inicial do professor para o uso das Tecnologias De Comunicação E Informação. 21. 14 f. - Curso de Engenharia de Produção, CEFET, Mossoró, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).