Refletindo sobre os Fatores de Resistência no Uso das TICs nos Ambientes Escolares

Authors

  • Brenda Rafaela Devens Zanella
  • Maria de Fátima Webber Prado Lima Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este artigo mostra o resultado de uma pesquisa realizada com os professores do município de Farroupilha, no RS. Essa pesquisa visa identificar os fatores que levam à resistência ao uso das TICs no ambiente escolar, tendo em vista que o computador pode ser um aliado importante no processo de ensino aprendizagem. O estudo teórico evidencia a importância da inserção do computador como ferramenta de ensino permitindo ao aluno a construção de seu conhecimento. Para a investigação foi utilizado um questionário respondido por 105 professsores de escolas municipais. A análise do questionário mostrou que existem deficiências na infraestrutura encontrada das escolas e falta de conhecimentos dos professores para utilizar as TICs.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss2p78

References

Maria Lúcia Marangon Barbosa. Utilizando o computador como ferramenta pedagógica para vencer a resistência do professor – o caso da 38a superintendência regional de ensino de Ubá – MG. 2002. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

Lucía Silveira Alda. Novas tecnologias, novos alunos, novos professores? Refletindo sobre o papel do professor na contemporaneidade. 2012. 6 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2012.

Maria Lúcia Marangon Barbosa. Utilizando o Computador como Ferramenta Pedagógica para Vencer a Resistência do Professor – O Caso da 38a Superintendência Regional de Ensino de Ubá – MG. 2002. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

Glória de Fátima Vieira Dantas. Fatores que levam à resistência dos professores ao uso das TIC em sala de aula.2014. 44 f. Monografia (Especialização) - Curso de Curso de Especialização em Gestão Escolar, Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

Luciene Amaral da Silva. O Uso Pedagógico de Mídias na Escola: Práticas Inovadoras. Revista Eletrônica de Educação de Alagoas, Maceió, v.01, n. 01, p.120-128, 2013. Semestral.

Andreia Alvim Bellotti Feital. Na tecedura da rede mais um nó se faz presente: a formação continuada do professor para o uso do(a) computador/Internet na escola . Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre. Juiz de Fora, 2006 .

L. O. Brandão; Janine Gomes Moura. Aplicações no SAW – Sistema de Aprendizagem pela Web. In: XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005, Juiz de Fora. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005.

Iracy de Sousa Santos. As Novas Tecnologias na Educação e seus Reflexos na Escola e no Mundo do Trabalho. II Jornada Internacional de Políticas Públicas, São Luiz, p.2-7, 23 ago. 2005.

Flávio Chame Barreto. Formando Novas Competências Docentes para a Criação e Uso de Jogos Educacionais Próprios no Ambiente Escolar. Dissertação apresentada ao PPGI/NCE da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para obtenção do grau de mestre em Informática, Educação e Sociedade. Rio de Janeiro, novembro / 2012

Edilene A. Ropoli; Joni A. Amorim. Resistência à educação a distância nas instituições de ensino superior: gerenciamento dos impactos das mudanças. 2008. 10 f. TCC (Graduação) - Pesquisa e Avaliação, Unicamp, São Paulo, 2008.

Aleksandre Saraiva Dantas. A formação inicial do professor para o uso das Tecnologias De Comunicação E Informação. 21. 14 f. - Curso de Engenharia de Produção, CEFET, Mossoró, 2005.

Downloads

Published

09/27/2017

How to Cite

Zanella, B. R. D., & Prado Lima, M. de F. W. (2017). Refletindo sobre os Fatores de Resistência no Uso das TICs nos Ambientes Escolares. Scientia Cum Industria, 5(2), 78–89. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5284

Issue

Section

Tecnologias na Educação (Especial)