O Uso da Tecnologia Educacional: Um Fazer Pedagógico no Cotidiano Escolar
Abstract
O artigo mostra um experimento realizado no ensino médio de uma escola de Caxias do Sul, onde o objetivo era diminuir a resistência dos professores na utilização da tecnologia educacional. Foram selecionados cinco professores para participarem do experimento. A primeira etapa foi verificar como os professores utilizavam a tecnologia em suas aulas. Após, uma oficina foi realizada para incentivar o uso da tecnologia. Os professores utilizaram as ferramentas apresentadas na oficina em suas aulas. As ações realizadas mostraram novas tomadas de consciência e novas posturas diante de novos processos de formação.
References
Veja. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/papel-professormanter-se-antenado>. Acesso em 11 out. 2016.
José Manuel Moran. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed.Campinas: Papirus, 2000.
José Manuel Moran. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.
Luis Paulo Leopoldo Mercado. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias. Maceió: Edufal, 1999.
Luis Paulo Leopoldo Mercado. Formação docente e novas tecnologias. Inovar tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002.
Edward J. Murray. Motivação e Emoção. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, (p.39).[6]
Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. O Uso da Tecnologia no Ensino de Línguas Estrangeira: breve retrospectiva histórica. Disponívelacesso em 26 de set 2016.
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Educação à distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./ dez. 2003.
Edson José Maciel. A formação do professor para as novas tecnologias na Educação. 2004, pg13-14. Monografia (curso de Especialização em Prática Docente), Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. Criciúma.
R. Freenan(2003) Planejamento de sistemas de educação à distância: um manual para decisões. Disponível em: http://www..abed.org.br/col/planejamentosistemas.pdf>.Acesso em 20 de nov.de 2016.
Kenia Kodel Cox. Informática na educação escolar. 2. Ed. Campinas: São Paulo,2008.
Iracy de Souza Santos. As Novas Tecnologias na Educação e seus reflexos na escola e no mundo do trabalho. 2005. II Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís – MA
J.A. Valente. Aprendendo para a vida: o uso da informática na Educação Especial. São Paulo: Cortez, 2001.
Juana Maria Sancho, Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre, Artmed,1998. (Tradução Beatriz Afonso Neves)
Rosemar Rosa. Trabalho docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, v.1, p 214-227, 2013. Disponível em: http://revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/710/1007, acesso em 18 de nov. de 2016.
Fernando França Monteiro de Barros. Capacitação de professores para utilização de novas tecnologias. 2002. 130f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção)– Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
E. M. Quartiero. As tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação, n.4, 1999. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index. php/rbie/article/view/2294/2056>acesso em 18 de nov.de 2016.
Antonio Mendes Ribeiro. Integração das Mídias e Tecnologias Digitais no Aprendizado - necessitamos de uma pedagogia da inovação? In: FIDALGO,Fernando Selmar Rocha... [et al.], (Org.). Educação a Distância: meios atores e processos, p. 299. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013.
Júlio César F Santos. Aprendizagem Significativa: modalidades de aprendizagem e o papel do professor. 2 ed. Porto Alegre, Rio Grande: Editora Mediação Distribuidora e Livraria Ltda., 2008.
K. D. Games Squire. Learning and Society: Building a Field. Educational Technology. 2007.p.52-53.
Maria Gerlanne de Souza. O uso da internet como ferramenta pedagógica para os professores do ensino fundamental. Universidade Estadual do Ceará. Tauá – CE, 2013.
Paulo Freire. Pedagogia da autonomia. 2ª Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
Andreza Galvão Sousa. A inserção do programa Gimp no contexto da escola Dr. Djalma da Cunha Batista. 2012. Tarauacá, Acre.
Paulo Freire. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).