O Paradoxo da Porta dos Desesperados
Abstract
A “Porta dos Desesperados” é um jogo com três portas: atrás de uma delas há um prêmio, e atrás das outras, um monstro. O participante escolhe uma porta e ganha o que estiver atrás dela. Então o apresentador, sabendo em qual porta está o prêmio, abre uma das portas não escolhidas revelando um monstro. E faz a derradeira pergunta: “Quer trocar?”. Afinal, é ou não vantajoso trocar de porta? Este pequeno problema é mais difícil do que parece, e a resposta é contra-intuitiva: é sim vantajoso trocar – na verdade, a probabilidade de ganhar o prêmio dobra ao se trocar de porta.
References
Florêncio PHB; Santos Neto AS; Dantas MJP. Análise do problema de Monty Hall: um enfoque bayesiano. IX SAEPRO – Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção, 2014.
Figueiredo AC. Probabilidade Condicional: um enfoque de seu ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT. PUC/SP, 2000.
Sá IP; Sá VGP. A Porta dos Desesperados. Revista do GEPEM/UFRRJ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, v. 52, 2008.
Vitor DP; Lemos HCF. O Teorema de Monty Hall e o Cálculo da Aproximação de Como Fator de Estímulo ao Ensino da Probabilidade. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT. UFSJ/MG, 2014.
Herbranson WT; Schroeder J. Are Birds Smarter Than Mathematicians? Pigeons (Columba livia) Perform Optimally on a Version of the Monty Hall Dilemma. Journal of Comparative Psychology. v. 124, n. 1, p. 1-13, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).