O Paradoxo da Porta dos Desesperados

Authors

  • Angela Soldatelli Universidade de Caxias do Sul

Abstract

A “Porta dos Desesperados” é um jogo com três portas: atrás de uma delas há um prêmio, e atrás das outras, um monstro. O participante escolhe uma porta e ganha o que estiver atrás dela. Então o apresentador, sabendo em qual porta está o prêmio, abre uma das portas não escolhidas revelando um monstro. E faz a derradeira pergunta: “Quer trocar?”. Afinal, é ou não vantajoso trocar de porta? Este pequeno problema é mais difícil do que parece, e a resposta é contra-intuitiva: é sim vantajoso trocar – na verdade, a probabilidade de ganhar o prêmio dobra ao se trocar de porta.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p228

References

Florêncio PHB; Santos Neto AS; Dantas MJP. Análise do problema de Monty Hall: um enfoque bayesiano. IX SAEPRO – Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção, 2014.

Figueiredo AC. Probabilidade Condicional: um enfoque de seu ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT. PUC/SP, 2000.

Sá IP; Sá VGP. A Porta dos Desesperados. Revista do GEPEM/UFRRJ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, v. 52, 2008.

Vitor DP; Lemos HCF. O Teorema de Monty Hall e o Cálculo da Aproximação de Como Fator de Estímulo ao Ensino da Probabilidade. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT. UFSJ/MG, 2014.

Herbranson WT; Schroeder J. Are Birds Smarter Than Mathematicians? Pigeons (Columba livia) Perform Optimally on a Version of the Monty Hall Dilemma. Journal of Comparative Psychology. v. 124, n. 1, p. 1-13, 2010.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Soldatelli, A. (2017). O Paradoxo da Porta dos Desesperados. Scientia Cum Industria, 4(4), 228–231. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4909

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha