Um Laboratório para o Ensino de Matemática
Abstract
A maioria das escolas dispõe de um laboratório de ciências (física, química, biologia). Mas a matemática continua, em geral, sendo tratada como abstrata – o que a torna enfadonha, inatingível e até inútil na perspectiva de alguns alunos. Esta maneira de vê-la e ensiná-la, dissociando a teoria do mundo real, acaba por minar o interesse pela disciplina. Cabe ao professor encurtar essa distância e cativar o estudante, utilizando-se de recursos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Sob esse ponto de vista, a Universidade Federal da Bahia desenvolve, desde a década de 1990, uma experiência que pode ser implementada nas escolas: um laboratório para auxiliar o Ensino de Matemática. Esse artigo, portanto, relata as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Federal da Bahia (LEMA-UFBA) e os resultados obtidos a partir dessas ações.
References
D’AMBROSIO, B. Como ensinar matemática hoje. Temas & Debates. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 1-2, 1994.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso dos materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 7, p. 5-10, 1990.
GAERTNER, R. Laboratório de Matemática: um espaço para aprender. In: GAERTNER, R. (Org.). Tópicos de Matemática para o ensino médio. Blumenau: Edifurb, 2001.
GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação), Unicamp, Campinas, 2000.
SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. G. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: Editora da Universidade do Estado da Paraíba, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).