Um Laboratório para o Ensino de Matemática

Authors

  • Angela Soldatelli Universidade de Caxias do Sul

Abstract

A maioria das escolas dispõe de um laboratório de ciências (física, química, biologia). Mas a matemática continua, em geral, sendo tratada como abstrata – o que a torna enfadonha, inatingível e até inútil na perspectiva de alguns alunos. Esta maneira de vê-la e ensiná-la, dissociando a teoria do mundo real, acaba por minar o interesse pela disciplina. Cabe ao professor encurtar essa distância e cativar o estudante, utilizando-se de recursos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. Sob esse ponto de vista, a Universidade Federal da Bahia desenvolve, desde a década de 1990, uma experiência que pode ser implementada nas escolas: um laboratório para auxiliar o Ensino de Matemática. Esse artigo, portanto, relata as ações desenvolvidas pelo Laboratório de Ensino de Matemática da Universidade Federal da Bahia (LEMA-UFBA) e os resultados obtidos a partir dessas ações.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p223

References

D’AMBROSIO, B. Como ensinar matemática hoje. Temas & Debates. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 1-2, 1994.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso dos materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, n. 7, p. 5-10, 1990.

GAERTNER, R. Laboratório de Matemática: um espaço para aprender. In: GAERTNER, R. (Org.). Tópicos de Matemática para o ensino médio. Blumenau: Edifurb, 2001.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação), Unicamp, Campinas, 2000.

SOUSA, R. P.; MOITA, F. M. G. S. C.; CARVALHO, A. B. G. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: Editora da Universidade do Estado da Paraíba, 2011.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Soldatelli, A. (2017). Um Laboratório para o Ensino de Matemática. Scientia Cum Industria, 4(4), 223–227. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4908

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha