Etnomatemática: a Multiplicação ao Redor do Mundo
Abstract
A matemática é um edifício intelectual complexo, construído ao longo dos séculos sobre diversos princípios e regras lógicas. Por exemplo, o tão básico algoritmo da multiplicação que mecanicamente utilizamos é o resultado de uma evolução histórica. Ao longo dos tempos, diferentes povos, em diferentes lugares, desenvolveram variadas técnicas para multiplicar. Nesse artigo, portanto, é feito um levantamento destes métodos a fim de mostrar a riqueza de uma atual tendência da Educação Matemática – a Etnomatemática, que procura valorizar o conhecimento matemático existente em distintos grupos sociais e etnias, e tem como um de seus precursores o estudioso brasileiro Dr. Ubiratan D’Ambrósio.
References
D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1997.
D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DE SÁ, I. P. A Magia da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.
EVES, H. W.; DOMINGUES, H. H. Introdução à história da matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.
SOARES, F. B.; NUNES, M. P. S. Diferentes Formas de Multiplicar. In: XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Caminha/Portugal, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).