Etnomatemática: a Multiplicação ao Redor do Mundo

Authors

  • Angela Soldatelli Universidade de Caxias do Sul

Abstract

A matemática é um edifício intelectual complexo, construído ao longo dos séculos sobre diversos princípios e regras lógicas. Por exemplo, o tão básico algoritmo da multiplicação que mecanicamente utilizamos é o resultado de uma evolução histórica. Ao longo dos tempos, diferentes povos, em diferentes lugares, desenvolveram variadas técnicas para multiplicar. Nesse artigo, portanto, é feito um levantamento destes métodos a fim de mostrar a riqueza de uma atual tendência da Educação Matemática – a Etnomatemática, que procura valorizar o conhecimento matemático existente em distintos grupos sociais e etnias, e tem como um de seus precursores o estudioso brasileiro Dr. Ubiratan D’Ambrósio.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p219

References

D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1997.

D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 5ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

DE SÁ, I. P. A Magia da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2010.

EVES, H. W.; DOMINGUES, H. H. Introdução à história da matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

SOARES, F. B.; NUNES, M. P. S. Diferentes Formas de Multiplicar. In: XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática, Caminha/Portugal, 2005.

Downloads

Published

2017-03-08

How to Cite

Soldatelli, A. (2017). Etnomatemática: a Multiplicação ao Redor do Mundo. Scientia Cum Industria, 4(4), 219–222. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4907

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha