Boas práticas em gestão ambiental de Instituições de Ensino Superior: o caso da Universidade de Turku de Ciências Aplicadas
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v5iss1p10Abstract
A indicação de que parte do atual cenário ambiental é resultante das atividades humanas tem gerado um aumento da pressão política e social sobre as organizações, para que essas adotem práticas ambientais eficazes. Essa pressão atualmente atinge aos mais diversos setores, inclusive o educacional. Dessa forma, a incorporação das questões ambientais ao planejamento estratégico, denominada estratégia ambiental, demonstra ser uma oportunidade de gerenciar, de forma eficaz, as diversas pressões e desafios da atualidade. As Instituições de Ensino Superior, em especial, possuem uma grande responsabilidade de executar aquilo que ensinam. Assim, o presente artigo tem por objetivo avaliar a gestão ambiental e a incorporação dos temas ambientais ao planejamento estratégico de uma Instituição de Ensino Superior internacional, por meio da percepção de seus colaboradores. Os resultados demonstram que a estratégia ambiental adotada pela Instituição possui natureza reativa, contrariando em partes sua responsabilidade de instituição promotora do conhecimento. Verifica-se, igualmente, que a Instituição possui um sistema de gestão ambiental informal, composto por diversas ações que possuem exigência legal. Identifica-se, por fim, inúmeras possibilidades de melhoria dos processos de gestão ambiental da organização.
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