Desvendando o impacto dos agrotóxicos na agricultura através da Química e da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241316Keywords:
Interdisciplinaridade, investigação, agricultura sustentável, ensino de Química, ensino de MatemáticaAbstract
O avanço tecnológico tem impulsionado a produtividade agrícola, mas também gerado desafios ambientais e sociais, como perda de biodiversidade, desmatamento e contaminação de solos e águas devido ao uso de agrotóxicos. Nesse contexto, surge a questão de como equilibrar a produção de alimentos em larga escala com a preservação ambiental e a saúde pública. Este trabalho propõe uma atividade interdisciplinar que visa explorar essa problemática, oferecendo a estudantes do Ensino Médio uma compreensão aprofundada dos desafios e possíveis soluções para uma agricultura sustentável, integrando conhecimentos de Química e de Matemática. A proposta está fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa pois os alunos já possuem um conhecimento acerca da temática e, a partir do conhecimento prévio, propõe-se uma sequência didática interdisciplinar para promover a aprendizagem de funções orgânicas na disciplina de Química e de álgebra e probabilidade e estática em Matemática. A sequência didática está organizada em nove encontros de 50 minutos cada, mais uma pré-aula antes da sequência. Para a avaliação, estão previstas tarefas como resolução de problemas, autoavaliação e avaliação por pares.
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Copyright (c) 2024 Gabriela Salvati Deconti, Dara de Souza e Silva, Alexandre Mesquita
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