Jogos educativos no ensino de números decimais
Abstract
Os jogos educativos permitem o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos, como reflexão, autonomia, criatividade, atenção, raciocínio lógico, trabalho em equipe, comunicação, entre outros. Quando os estudantes participam de atividades com jogos desenvolvem a linguagem, a interação com os demais colegas da turma, a criticidade e a confiança em si próprio. Permite o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos mais complexos. A atividade proposta se direciona a estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental I. Professor e estudantes construíram um ambiente onde alguns produtos serão expostos à venda, como em um supermercado, a fim de mostrar aos aprendizes a importância de saber somar, subtrair, multiplicar e dividir números decimais, correlacionando tais conceitos com o cotidiano dos mesmos. O aplicativo Kahoot foi utilizado permitindo que os estudantes experimentem uma forma diferenciada de aprendizagem, ligada à sua própria realidade. Nos registros, os estudantes salientaram a importância da matemática financeira dentro e fora da sala de aula e que deveria ser trabalhada com mais afinco e tempo durante o ano letivo e evidenciaram a importância de ajudar os colegas que possuem mais dificuldade na resolução de problemas, bem como estimular o raciocínio lógico nos mesmos.
References
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
A. Stoica. Using Math Projects in Teachingand Learning. Procedia – Social and Behavioral Sciences. 2015. v.180.p.702-708. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S187704281501527X> Acesso em: 30 set. 2022.
Brasil. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Disponível em: www.ideb.inep.gov.br/ Acesso em: 30 set. 2022
R. C. Grando. O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 2000. 239f. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
T. M. Kishimoto. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T.M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.13-43.
R. C. Grando. O jogo suas Possibilidades Metodológicas no Processo Ensino Aprendizagem na Matemática. 1995. 194 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
M. A. Miorim and D. Fiorentini. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Secretária de Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
P. Baumgartel. O uso de jogos como metodologia de ensino da Matemática. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. XX EBRAPEM. Curitiba, Paraná, 12 a 14 de novembro de 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).