Culturas locais em divulgações turísticas: representações do “popular” e do “regional”
Resumo
O artigo reconstitui brevemente a gênese histórica das representações de popular e do regional, relacionando-as a discursos de divulgação turística, em particular aqueles que lançam mão do apelo às culturas regionais como traços diacríticos de identidades locais. Notam-se, nesses discursos, características das culturas locais que remetem aos românticos europeus dos séculos XVIII e XIX, quando estes se voltavam à busca da autenticidade das manifestações populares. À medida que avança o processo de mundialização percebem-se também indícios do hibridismo cultural que, longe de comprometer uma suposta essência do povo, atestam para o caráter dinâmico e relacional dos processos culturais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).