Culturas locais em divulgações turísticas: representações do “popular” e do “regional”

Autores/as

  • Rafael José dos Santos Universidade de Caxias do Sul

Resumen

O artigo reconstitui brevemente a gênese histórica das representações de popular e do regional, relacionando-as a discursos de divulgação turística, em particular aqueles que lançam mão do apelo às culturas regionais como traços diacríticos de identidades locais. Notam-se, nesses discursos, características das culturas locais que remetem aos românticos europeus dos séculos XVIII e XIX, quando estes se voltavam à busca da autenticidade das manifestações populares. À medida que avança o processo de mundialização percebem-se também indícios do hibridismo cultural que, longe de comprometer uma suposta essência do povo, atestam para o caráter dinâmico e relacional dos processos culturais.

Biografía del autor/a

Rafael José dos Santos, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Social, bacharel em Ciências Sociais, docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul

Publicado

2011-09-07

Cómo citar

Santos, R. J. dos. (2011). Culturas locais em divulgações turísticas: representações do “popular” e do “regional”. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 3(1). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/994