O Comportamento do Turista LGBT com Relação ao Consumo em Viagens de Lazer / LGBT Tourist Behavior Regarding Leisure Travel Consumption
Palavras-chave:
Turismo. Tourism. Hedonismo. Hedonism. LGBT. Parada do Orgulho LGBT. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brasil. Brazil.Resumo
RESUMO
Este artigo busca estabelecer uma relação entre o comportamento do turista LGBT com o consumo em viagens de lazer. A partir de dados econômicos publicados nos relatórios de Pink Money, observa-se que o turista LGBT gasta 30% a mais do que o turista heterossexual. Razões para tal padrão de consumo e suas motivações foram encontradas em Michel Onfray e no seu conceito de materialismo hedonista, inspirado em Schopenhauer, na obra a Arte de Bem viver, e em Thorstein Veblen, e sua Teoria da Classe Ociosa. A metodologia utilizada foi quali-quantitativo, com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário [Survey] durante a 22ª Parada Gay de São Paulo. Os resultados confirmaram um comportamento hedonista, manifestado principalmente no número de viagens por ano, embora o público entrevistado não fosse de alta renda.
PALAVRAS-CHAVES
Turismo. Hedonismo. Parada do Orgulho LGBT. São Paulo-SP, Brasil
ABSTRACT
This article tries to establish a relation between the behavior of the LGBT tourist and the consumption in leisurely trips. From the economic data published in the Pink Money reports, it is observed that the LGBT tourist spends thirty percent more than the heterosexual tourist. It remains to be known the origins of this consumerist behavior, the motivations, and causes. Being able to formulate this concept of hedonistic materialism from Michel Onfray’s explanations, and being inspired by Arthur Schopenhauer’s works on the art of living, and Thorstein Veblen’s The Theory of the Leisure Class. The methodology used was a qualitative-quantitive study, with the application of a questionnaire (survey) during the 22nd Pride Parade of São Paulo and by bibliographic research. In which the results confirmed hedonistic behavior, manifested mainly in the number of trips per year, even though those interviewed where not of a high-income base.
KEYWORDS
Tourism. Hedonism. LGBT Pride Parade. São Paulo-SP, Brazil.
AUTORIA
Christopher Smith Bignardi Neves - Mestrando em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Bolsista CAPES. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7108544027466482. E-mail: smithbig@hotmail.com
Luiz Ernesto Brambatti – Doutor. Professor na Universidade Federal do Paraná. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7583291058896869. E-mail: lebramba@gmail.com
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 4 AGO 18; Avaliado: 1º (AGO-DEZ), 2º rodada (JUL 19); Aceito: 31 JUL 19.
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