Cibercultura e Turismo: Em Busca do Ethos e Perfil dos Blogs de Viagem no Brasil / Cyberculture and Tourism: Searching Through Ethos and Profile of Travel Blogs in Brazil
Palavras-chave:
Turismo. Tourism. Comunicação Turística. Tourist Communication. Blog de Viagem. Travel Blog. Cibercultura. Cyberculture. Brasil. Brazil.Resumo
RESUMO
Tanto na oferta quanto na demanda turística existem mecanismos midiáticos, desde um simples cartão postal às variadas experiências do turismo. Os blogs de viagem emergiram como alternativa de informação turística e ensejam esforços em direção à organização e regulamentação. Todavia, são escassas as referências acerca destes weblogs, no Brasil, enquanto veículo de comunicação turística, bem como no que tange às suas práticas, rotinas de trabalho, modelos de negócio e influência junto ao turista. Este artigo tem como objetivo a apresentação de referencial teórico-metodológico elementar para se contemplar estes dados, na perspectiva de contribuir com futuras investigações e a ampliação do conhecimento a respeito deste emergente universo de pesquisa. Para tanto, recorre-se a uma revisão bibliográfica com recorte socioantropológico, abrangendo bases nacionais e estrangeiras [ibero-americana e anglo-saxônica], particularmente focada nos campos do Turismo, da Comunicação e da Geografia do Turismo.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Comunicação Turística. Blog de Viagem. Cibercultura. Brasil.
ABSTRACT
From the simple postcard to the varied tourism experiences, there are media mechanisms, both in terms of tourism supply and demand. Travel blogs have emerged as an alternative to tourist information and require efforts in terms of organization and regulation. However, there are few references about these weblogs in Brazil as a vehicle for tourist communication, as well as regarding their practices, work routines, business models and influence with the tourist. This article aims to present the elementary theoretical-methodological framework to contemplate these data, in order to contribute with future investigations and the expansion of knowledge about this emerging universe of research. For this, we use a bibliographic review with socio-anthropological approach, covering national and foreign bases [Ibero-American and Anglo-Saxon], particularly focused on the fields of Tourism, Communication and Tourism Geography.
KEYWORDS
Tourism. Tourist Communication. Travel Blog. Cyberculture. Brazil
AUTORIA
Lauro Almeida de Moraes – Mestre. Doutorando em Geografia, Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Paraná Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1706686062658614 E-mail: lauromoraes@ufpr.br
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PROCESO EDITORIAL
Recebido: 16 JUL 18; Avaliado: JUL 18 – FEV 19; Aceite:16 JUL 19
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