Hotel Boutique: Apontamentos sobre Conceitos e Características / Boutique Hotel: Notes about Concepts and Characteristics

Autores

  • Natália Sophia Costa Dall'Agnol Universidade Federal do Paraná
  • Marcia Shizue Massukado Nakatani Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Turismo. Tourism. Meio de Hospedagem. Lodging Facilities. Hotel Boutique. Boutique Hotel.

Resumo

Este estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo retratar conceitos de hotel boutique, pontuados por pesquisadores de diferentes países. Os hotéis boutique foram criados com o objetivo de valorar uma tendência crescente de diferenciação e busca por distinção. Este modelo, primeiramente marcava propriedades únicas, tipicamente operadas por empresários do ramo hoteleiro local, como forma de melhorar a sua competitividade em relação às grandes redes hoteleiras. Verificou-se, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, que não há um padrão único e conciso para caracterizar o hotel boutique, contudo, instalações de pequeno porte com design diferenciado, alta tecnologia, atendimento personalizado e excelência na hospitalidade foram uma constante nas descrições, em que também é enfatizado o valor da experiência única.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. Meio de Hospedagem. Hotel Boutique.

ABSTRACT

This exploratory study objective was to described concepts of boutique hotels by researchers from different countries. Boutique hotels were created to increase tendency of differentiation and search for distinction. This model evolved from unique properties typically operated by local hotel entrepreneurs as a way to improve their competitiveness in relation to large hotel chains. The documentary research shows that there is no single and concise standard to characterize a boutique hotel, yet small facilities with distinctive design, high technology, personalized service and excellence in hospitality were a constant in descriptions, in which the value of unique experience is also emphasized.

KEYWORDS

Tourism. Lodging Facilities. Boutique hotel.

 

AUTORES

Natália Sophia Costa Dall'Agnol – Mestranda. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dallagnol03@gmail.com

Marcia Shizue Massukado Nakatani – Doutora. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6733913313106990 E-mail: marcia.nakatani@gmail.com

 

REFERÊNCIAS

Adner, R. (2003). Lifestyles of the rich and almost famous: the boutique hotel phenomenon in the United States. New York: Insead.

Aggett, M. (2007). What has influenced growth in the UKs boutique hotel sector?. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 19(2), 169-177. Link

Angeli, R. B., Gil Torres, R. & Albuquerque Maranhão, R. F. (2012). Os muitos olhares sobre o conceito de hotel boutique. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(3), 305-321. Link

Anhar, L. (2001). The definition of boutique hotels. Hospitality Net. Link

Asensio, F. (2004). Cool hotels America. New York: Ed. Te Neues.

Campos, J. R. V. (2005). Introdução ao universo da hospitalidade. Campinas: Papirus.

Chon, K. S. & Sparrowe, R. T. (2003). Hospitalidade: conceitos e aplicações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Christersdotter, M. (2005) Transformers: Hip hotels and the cultural economics of aura-production. In Lofgren, O. & R. William (Org.). Magic, culture and the new economy, 73-86. Oxford: Berg Publishes.

Connor, P. (2010). Managing a hotel’s image on TripAdvisor. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(7), 754-772. Link

De Klumbis, D. F. & Munsters, W. (2004). Developments in the hotel industry: design meets historic properties. Link

Gallego, J. F. (2002). Hostelería y productividad. Madrid: ASEHS.

Horner, S. & Swarbrooke, J. (2005). Leisure Marketing: a global perspective. Oxford: Elsevier.

Horodyski, G. S. (2014) O consumo na experiência turística: o caso dos souvenires no destino Curitiba, PR. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Link

Instituição das Pousadas do Japão (2016). Link

Judd, D. R. (2006). Commentary: tracing the commodity chain of global tourism. Tourism Geographies, 8(4), 323–336. Link

Lalanda Prista, M. (2013) Entendimentos e usos de lugar na produção social das pousadas de Portugal. Revista de Ciências Sociais - Sociedade e Cultura, 16(1), 47-58. Link

Lashley C. & Morrison, A. (2004). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole.

Lea, K. (2002). Boutique hotel: fad or phenomenon? Locum Destination Review, 7, 34-39. Link

Liam, W. M. & Endean, M. (2008) Elucidating the aesthetic and operational characteristics of UK boutique hotels. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 21(1), 38-51. Link

López, P. C. (2010). Patrimonio y turismo: La intervención arquitectónica en el patrimonio cultural a traves del programa de Paradores de Turismo. Actas... XVIII Congreso del CEHA, Santiago de Compostela, Espanha. Link

Mcintosch, A. J. & Siggs, A. (2005) An exploration of the experiential nature of boutique accommodation. Journal of Travel Research, 44(1), 74–81. Link

Mcneill, D. (2009). The airport hotel as business space. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, 91(3), 219-228. Link

Neault, C. (2011). Le tourisme de luxe, c’estchic! Reseau de Veille Tourisme, Québec. Link

Organização Nacional do Turismo no Japão (2016). Link

Proserpio, R. (2007). O avanço das redes hoteleiras internacionais no Brasil. São Paulo: Aleph.

Rabontu, C. I. & Niculescu, G. (2009). Boutique hotels: new appearances in hotel industry in Romania. Annals of the University of Petrosani, 9(2), 209-214. Link.

Rodrigues, A. C. L. (2015). Pousadas de Portugal: a repositioning and differentiation strategy. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Portugal. Link

Rogerson, J. M. (2010). The boutique hotel industry in South Africa: definition, scope, and organization. Urban Forum, 21(4), 425-439. Link

Rowe, D. (2003). Sport and repudiation of the global. International Review for the Sociology of Sport, 38(3), 281-294. Link

Russell, J. (2008). Boutique & lifestyle Hotels. USA Today. Link

Storch, G. M. (2012). Hotelería boutique: nuevas tendências em alojamiento. Link

Teo, P. & Chang, T. C. (2009). Singapore’s post-colonial landscape: boutique hotels as agents. In Winter, T., Teo, P. & Chang, T. C. (Org.), Asian tour: exploring the rise of Asian tourism. Abingdon: Routledge.

Tricárico, L.T.; Olivera, J. P. De; Rossini, D.M. & Miranda, P. S. (2013). Inovações em hotéis: emoção, sustentabilidade e automação como signo da arquitetura contemporânea In: Inovação e qualidade na hotelaria. p. 59-72. Faro, Portugal: UAlg.

Tricárico, L. T. & Capra, R. C. (2015). Justificativa do prazer e da emoção da hotelaria atual segundo Maslow. Turismo y Desarrollo, 8(18). Link

Tricárico, L. T., Rossini, D. M. & Tomelin, C. A. (2016). O significado do espaço como emoção: o hotel como signo. Hotel Semíramis, um caso. Razón y Palabra, 20(95), 566-590. Link

Tricárico, L. T. & Santanna de Vargas, M. (2017). Emoção como signo dos espaços em meios de hospedagem. Caderno Virtual de Turismo, 17(1), 46-57. Link

 Vallen, G. K. & Vallen, J. J. (2003). Check-in, checkout: gestão e prestação de serviços em hotelaria. Porto Alegre: Bookman.

Van Hartesvelt, M. (2006). Building a better boutique hotel. Lodging Hospitality, 62(14), 32-44. Link

Wheeler, D. F. (2006). Understanding the value of Boutique Hotels. (Dissertação de Mestrado). Massachusetts Institute of Technology. Cambridge, MA. EUA. Link

 

PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 24 MAI 2017. Avaliado: JUN-JUL. Revisões: AGO-SET. Aceite: 18 MAI 2018.

 

Biografia do Autor

Marcia Shizue Massukado Nakatani, Universidade Federal do Paraná

  • Última atualização do currículo em 28/03/2018

Atuo como Professora no Departamento de Turismo - UFPR (no Programa de Pós-graduação em Turismo - Mestrado em Turismo e no Curso de Graduação em Turismo). Os estudos que desenvolvo relacionam-se às metodologias de investigação e construção do conhecimento em turismo, à informação turística, à promoção e comercialização de destinos e produtos turísticos e, à formação superior em turismo. Atuo como revisora ad hoc de periódicos da área de Turismo, de eventos em Turismo e em Administração e de agências de fomento. Realizo pesquisas junto aos Grupos de Pesquisa TURITEC - Turismo, Tecnologia, Informação, Comunicação e Conhecimento e TEEM - Turismo, Educação, Emprego e Mercado.

Downloads

Publicado

2018-07-09

Como Citar

Dall’Agnol, N. S. C., & Massukado Nakatani, M. S. (2018). Hotel Boutique: Apontamentos sobre Conceitos e Características / Boutique Hotel: Notes about Concepts and Characteristics. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 10(3). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5315