Hotel Boutique: Apontamentos sobre Conceitos e Características / Boutique Hotel: Notes about Concepts and Characteristics
Keywords:
Turismo. Tourism. Meio de Hospedagem. Lodging Facilities. Hotel Boutique. Boutique Hotel.Abstract
Este estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo retratar conceitos de hotel boutique, pontuados por pesquisadores de diferentes países. Os hotéis boutique foram criados com o objetivo de valorar uma tendência crescente de diferenciação e busca por distinção. Este modelo, primeiramente marcava propriedades únicas, tipicamente operadas por empresários do ramo hoteleiro local, como forma de melhorar a sua competitividade em relação às grandes redes hoteleiras. Verificou-se, a partir da pesquisa bibliográfica e documental, que não há um padrão único e conciso para caracterizar o hotel boutique, contudo, instalações de pequeno porte com design diferenciado, alta tecnologia, atendimento personalizado e excelência na hospitalidade foram uma constante nas descrições, em que também é enfatizado o valor da experiência única.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Meio de Hospedagem. Hotel Boutique.
ABSTRACT
This exploratory study objective was to described concepts of boutique hotels by researchers from different countries. Boutique hotels were created to increase tendency of differentiation and search for distinction. This model evolved from unique properties typically operated by local hotel entrepreneurs as a way to improve their competitiveness in relation to large hotel chains. The documentary research shows that there is no single and concise standard to characterize a boutique hotel, yet small facilities with distinctive design, high technology, personalized service and excellence in hospitality were a constant in descriptions, in which the value of unique experience is also emphasized.
KEYWORDS
Tourism. Lodging Facilities. Boutique hotel.
AUTORES
Natália Sophia Costa Dall'Agnol – Mestranda. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dallagnol03@gmail.com
Marcia Shizue Massukado Nakatani – Doutora. Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6733913313106990 E-mail: marcia.nakatani@gmail.com
REFERÊNCIAS
Adner, R. (2003). Lifestyles of the rich and almost famous: the boutique hotel phenomenon in the United States. New York: Insead.
Aggett, M. (2007). What has influenced growth in the UKs boutique hotel sector?. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 19(2), 169-177. Link
Angeli, R. B., Gil Torres, R. & Albuquerque Maranhão, R. F. (2012). Os muitos olhares sobre o conceito de hotel boutique. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 6(3), 305-321. Link
Anhar, L. (2001). The definition of boutique hotels. Hospitality Net. Link
Asensio, F. (2004). Cool hotels America. New York: Ed. Te Neues.
Campos, J. R. V. (2005). Introdução ao universo da hospitalidade. Campinas: Papirus.
Chon, K. S. & Sparrowe, R. T. (2003). Hospitalidade: conceitos e aplicações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Christersdotter, M. (2005) Transformers: Hip hotels and the cultural economics of aura-production. In Lofgren, O. & R. William (Org.). Magic, culture and the new economy, 73-86. Oxford: Berg Publishes.
Connor, P. (2010). Managing a hotel’s image on TripAdvisor. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(7), 754-772. Link
De Klumbis, D. F. & Munsters, W. (2004). Developments in the hotel industry: design meets historic properties. Link
Gallego, J. F. (2002). Hostelería y productividad. Madrid: ASEHS.
Horner, S. & Swarbrooke, J. (2005). Leisure Marketing: a global perspective. Oxford: Elsevier.
Horodyski, G. S. (2014) O consumo na experiência turística: o caso dos souvenires no destino Curitiba, PR. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Link
Instituição das Pousadas do Japão (2016). Link
Judd, D. R. (2006). Commentary: tracing the commodity chain of global tourism. Tourism Geographies, 8(4), 323–336. Link
Lalanda Prista, M. (2013) Entendimentos e usos de lugar na produção social das pousadas de Portugal. Revista de Ciências Sociais - Sociedade e Cultura, 16(1), 47-58. Link
Lashley C. & Morrison, A. (2004). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole.
Lea, K. (2002). Boutique hotel: fad or phenomenon? Locum Destination Review, 7, 34-39. Link
Liam, W. M. & Endean, M. (2008) Elucidating the aesthetic and operational characteristics of UK boutique hotels. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 21(1), 38-51. Link
López, P. C. (2010). Patrimonio y turismo: La intervención arquitectónica en el patrimonio cultural a traves del programa de Paradores de Turismo. Actas... XVIII Congreso del CEHA, Santiago de Compostela, Espanha. Link
Mcintosch, A. J. & Siggs, A. (2005) An exploration of the experiential nature of boutique accommodation. Journal of Travel Research, 44(1), 74–81. Link
Mcneill, D. (2009). The airport hotel as business space. Geografiska Annaler: Series B, Human Geography, 91(3), 219-228. Link
Neault, C. (2011). Le tourisme de luxe, c’estchic! Reseau de Veille Tourisme, Québec. Link
Organização Nacional do Turismo no Japão (2016). Link
Proserpio, R. (2007). O avanço das redes hoteleiras internacionais no Brasil. São Paulo: Aleph.
Rabontu, C. I. & Niculescu, G. (2009). Boutique hotels: new appearances in hotel industry in Romania. Annals of the University of Petrosani, 9(2), 209-214. Link.
Rodrigues, A. C. L. (2015). Pousadas de Portugal: a repositioning and differentiation strategy. (Dissertação de Mestrado). Universidade Católica Portuguesa, Portugal. Link
Rogerson, J. M. (2010). The boutique hotel industry in South Africa: definition, scope, and organization. Urban Forum, 21(4), 425-439. Link
Rowe, D. (2003). Sport and repudiation of the global. International Review for the Sociology of Sport, 38(3), 281-294. Link
Russell, J. (2008). Boutique & lifestyle Hotels. USA Today. Link
Storch, G. M. (2012). Hotelería boutique: nuevas tendências em alojamiento. Link
Teo, P. & Chang, T. C. (2009). Singapore’s post-colonial landscape: boutique hotels as agents. In Winter, T., Teo, P. & Chang, T. C. (Org.), Asian tour: exploring the rise of Asian tourism. Abingdon: Routledge.
Tricárico, L.T.; Olivera, J. P. De; Rossini, D.M. & Miranda, P. S. (2013). Inovações em hotéis: emoção, sustentabilidade e automação como signo da arquitetura contemporânea In: Inovação e qualidade na hotelaria. p. 59-72. Faro, Portugal: UAlg.
Tricárico, L. T. & Capra, R. C. (2015). Justificativa do prazer e da emoção da hotelaria atual segundo Maslow. Turismo y Desarrollo, 8(18). Link
Tricárico, L. T., Rossini, D. M. & Tomelin, C. A. (2016). O significado do espaço como emoção: o hotel como signo. Hotel Semíramis, um caso. Razón y Palabra, 20(95), 566-590. Link
Tricárico, L. T. & Santanna de Vargas, M. (2017). Emoção como signo dos espaços em meios de hospedagem. Caderno Virtual de Turismo, 17(1), 46-57. Link
Vallen, G. K. & Vallen, J. J. (2003). Check-in, checkout: gestão e prestação de serviços em hotelaria. Porto Alegre: Bookman.
Van Hartesvelt, M. (2006). Building a better boutique hotel. Lodging Hospitality, 62(14), 32-44. Link
Wheeler, D. F. (2006). Understanding the value of Boutique Hotels. (Dissertação de Mestrado). Massachusetts Institute of Technology. Cambridge, MA. EUA. Link
PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 24 MAI 2017. Avaliado: JUN-JUL. Revisões: AGO-SET. Aceite: 18 MAI 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).