Imagem Turística sob o Ponto de Vista dos Residentes: O Caso De Joinville-SC, Brasil / Tourism Image Towards Residents’ Perception: The Case of Joinville-SC, Brazil
Palavras-chave:
Turismo. Tourism. Imagem do Destino. Destination Image. Residentes. Residents . Joinvile-SC, Brasil. Brazil.Resumo
O turismo tem sido assumido como atividade de destaque para diferentes destinos mundiais, tornando importante considerar a imagem dos destinos turísticos. No Brasil, os estudos sobre esta temática, considerando os residentes, ainda são escassos. Com base neste pressuposto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, com o objetivo de identificar a imagem que os residentes detêm sobre o município de Joinville-SC. Para atingir o objetivo, a pesquisa realizada em 2014 foi alicerçada na aplicação de inquéritos por questionário a 498 residentes do município. Os resultados revelam que os residentes percepcionam de forma positiva o turismo em Joinville, mas ainda há carência na divulgação e na captação de turistas, que se entende ainda serem poucos. Permite-se afirmar que os administradores locais precisam considerar as percepções dos residentes, no que concerne à questão do planeamento e divulgação.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo. Imagem do Destino. Residente. Joinvile-SC, Brasil
ABSTRACT
Tourism represents an important activity to different destinations. International research on destination image has been undertaken for four decades now, but in Brazil, studies about Tourism Destination Image are still scarce, especially considering the residents’ image perception. A quantitative approach was developed, in 2014, in order to identify the residents’ image of the Joinville city, based on the application of questionnaire surveys to 498 residents. The results evidence that the residents say that tourism is good for Joinville, but there is a lack of publicity and tourist attractions are few. It is also important to note that Joinville is a city with multi attributes such as Dance, Bicycles, Flowers, but most of the residents (60,2%) identified Joinville as Dance City. The results allow us to recommend that the administrators of the municipality of Joinville consider the residents’ perception, especially regarding the infrastructures and municipal promotion.
KEY-WORDS
Tourism. Destination Image. Residents. Joinvile-SC, Brazil.
AUTORAS
Elaine Cristina Borges Scalabrini - Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville e Doutoranda em Geografia pela Universidade do Minho. Lattes: http://lattes.cnpq.br/247823835104704. E-mail:elaine.scalabrini@univille.br
Paula Cristina Remoaldo - Doutora. Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0002-9445-5465. E-mail: cris.remoaldo@gmail.com
Júlia M. Lourenço - Doutora. Professora do Departamento de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0003-3390-6020. E-mail: jloure@civil.uminho.pt
REFERÊNCIAS
Agapito, D., Mendes, J. d. C., & Valle, P. O. d. (2010). Destination image: perspectives of tourists versus residents. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 1(1), 90-109. Link
Baloglu, S., & McCleary, K. W. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. Link
Beerli, A., & Martin, J. D. (2004). Factors influencing destination image. Annals of Tourism Research, 31(3), 657-681. Link
Brea, J. A. F., & Cardoso, L. (2011). Tourism destination image: Reflexão sobre as principais investigações internacionais. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, 5(2), 4-18. Link
Buosi, M. C., & Leocádio, A. (2013). A avaliação dos atributos da imagem e sua relação com a imagem global do destino de turismo internacional - Praia de Jericoacoara. Turismo em Análise, 24(1), 25-40. Link
Buosi, M. C. d. A. n., Lima, S. H. d. O., & Leoc·dio, u. L. c. (2014). A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 262-285. Link
Campos Júnior, G. B., Alexandre, M. L. d. O., & Mól, A. L. R. (2013). Visão baseada em recursos versus imagem do destino: um estudo de estratégia a partir dos imóveis adquiridos por noruegueses no Rio Grande do Norte. Turismo-Visão e Ação, 15(3), 340-353. Link
Chagas, M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127. Link
Chagas, M. M. d. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo-Visão e Ação, 10(3), 435-455. Link
Chagas, M. M. d., & Dantas, A. V. S. (2009). A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo européias. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 4(2), 1-19. Link
Chagas, M. M. d., Marques Júnior, S., & Duarte, A. C. F. (2013a). Análise do processo de formação da imagem de destinos turísticos de sol e praia: um estudo em Canoa Quebrada-CE. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(3), 456-475. Link
Chagas, M. M. d., Sampaio, L. M. B., & Santos, K. E. B. (2013b). Análise da influência da imagem de destinos na satisfação e fidelidade a destinações de turismo de sol e praia: Um estudo em Natal-RN. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(2), 296-316. Link
Dalonso, Y. d. S., & Lourenço, J. M. B. B. (2011). O impacto socioeconomico do segmento de eventos nos destinos turísticos: uma análise da cidade de Joinville-SC. AICA - Revista e Divulgação Científica, 3, 67-82.
Echtner, C. M., & Ritchie, J. B. (2003). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 14(1), 37-48. Link
Fernandes, D. L., Souza, T. A. d., Tonon, L. M. P., & Gândara, J. M. G. (2013). A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba-PR: a percepção de visitantes e visitados. Revista Hospitalidade, 11(1), 45-63. Link
Ferreira, S. D. (2011). Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista. Turismo em Análise, 22(3), 681-699. Link
Festival de Dança, I. (2013). Festival de Dança - Institucional. Link
Figueirêdo, A. A., & Mayer, V. F. (2010). A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro. Turismo em Análise, 21(3), 445-469. Link
Gândara, J. M. G. (2008). A imagem dos destinos turísticos urbanos. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, 16, 1-22. Link
IPPUJ. (2015). Joinville: Cidade em Dados 2015. Joinville: Prefeitura Municipal. Link
Lyra, F. R., Pedrini, L., Miura, M. N., Menezes, B. L. S., & Castro Junior, D. F. d. (2015). Análise do potencial turístico de um município e a sustentabilidade ambiental: o projeto Pomerode 2020. Negócios, 1(11). Link
Monjardino, I. (2009). Indicadores de Sustentabilidade do Turismo nos Açores: o papel das opiniões e da atitude dos residentes face ao Turismo na Região. Actas... 15º Congresso da APDR–Redes e Desenvolvimento Regional, Cabo Verde, 9-11. Link
Promotur, F. T. d. J.-. (2012). Projeto Viva Ciranda. Link
Remoaldo, P. C., Ribeiro, J. C., Vareiro, L., & Santos, J. F. (2014). Tourists’ perceptions of world heritage destinations: The case of Guimarães (Portugal). Tourism and Hospitality Research, 14(4), 206-218. Link
Ryan, C., & Aicken, M. (2010). The destination image gap - visitors' and residents' perceptions of place: evidence from Waiheke Island, New Zealand. Current Issues in Tourism, 13(6), 541-561. doi:10.1080/13683500903215008 Link
Santos, J. d. F., Vareiro, L., Remoaldo, P. C. A., & Ribeiro, J. C. (2015). Mega cultural events: Does attendance affect residents’ perceptions of a city’s identity? NIPE Working Paper Series, 10, 1-10. Link
Scalabrini, E. C. B., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2015). Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Turismo em Análise, 26(3), 541-557. Link
Xavier, W. G., & Maia, A. G. (2009). Planejamento do turismo: um estudo comparativo entre o planejamento estratégico do município de Joinville-SC e o seu planejamento turístico. Turismo Visão e Ação, 11(3), 375-394. Link
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).