Imagem Turística sob o Ponto de Vista dos Residentes: O Caso De Joinville-SC, Brasil / Tourism Image Towards Residents’ Perception: The Case of Joinville-SC, Brazil

Autores/as

  • Elaine Cristina Borges Scalabrini Universidade da Região de Joinville
  • Paula Cristina Remoaldo Universidade do Minho
  • Julia Maria Lourenço Universidade do Minho

Palabras clave:

Turismo. Tourism. Imagem do Destino. Destination Image. Residentes. Residents . Joinvile-SC, Brasil. Brazil.

Resumen

O turismo tem sido assumido como atividade de destaque para diferentes destinos mundiais, tornando importante considerar a imagem dos destinos turísticos. No Brasil, os estudos sobre esta temática, considerando os residentes, ainda são escassos. Com base neste pressuposto, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, com o objetivo de identificar a imagem que os residentes detêm sobre o município de Joinville-SC. Para atingir o objetivo, a pesquisa realizada em 2014 foi alicerçada na aplicação de inquéritos por questionário a 498 residentes do município. Os resultados revelam que os residentes percepcionam de forma positiva o turismo em Joinville, mas ainda há carência na divulgação e na captação de turistas, que se entende ainda serem poucos. Permite-se afirmar que os administradores locais precisam considerar as percepções dos residentes, no que concerne à questão do planeamento e divulgação.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo. Imagem do Destino. Residente. Joinvile-SC, Brasil

 

ABSTRACT

Tourism represents an important activity to different destinations. International research on destination image has been undertaken for four decades now, but in Brazil, studies about Tourism Destination Image are still scarce, especially considering the residents’ image perception. A quantitative approach was developed, in 2014, in order to identify the residents’ image of the Joinville city, based on the application of questionnaire surveys to 498 residents. The results evidence that the residents say that tourism is good for Joinville, but there is a lack of publicity and tourist attractions are few. It is also important to note that Joinville is a city with multi attributes such as Dance, Bicycles, Flowers, but most of the residents (60,2%) identified Joinville as Dance City. The results allow us to recommend that the administrators of the municipality of Joinville consider the residents’ perception, especially regarding the infrastructures and municipal promotion.

KEY-WORDS

Tourism. Destination Image. Residents. Joinvile-SC, Brazil.

 

AUTORAS

Elaine Cristina Borges Scalabrini - Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville e Doutoranda em Geografia pela Universidade do Minho. Lattes: http://lattes.cnpq.br/247823835104704.  E-mail:elaine.scalabrini@univille.br

Paula Cristina Remoaldo - Doutora.  Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0002-9445-5465. E-mail: cris.remoaldo@gmail.com

 Júlia M. Lourenço - Doutora. Professora do Departamento de Engenharia da Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Orcid: 0000-0003-3390-6020. E-mail: jloure@civil.uminho.pt

 

REFERÊNCIAS

Agapito, D., Mendes, J. d. C., & Valle, P. O. d. (2010). Destination image: perspectives of tourists versus residents. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 1(1), 90-109. Link

Baloglu, S., & McCleary, K. W. (1999). A model of destination image formation. Annals of Tourism Research, 26(4), 868-897. Link

Beerli, A., & Martin, J. D. (2004). Factors influencing destination image. Annals of Tourism Research, 31(3), 657-681. Link

Brea, J. A. F., & Cardoso, L. (2011). Tourism destination image: Reflexão sobre as principais investigações internacionais. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, 5(2), 4-18. Link

Buosi, M. C., & Leocádio, A. (2013). A avaliação dos atributos da imagem e sua relação com a imagem global do destino de turismo internacional - Praia de Jericoacoara. Turismo em Análise, 24(1), 25-40. Link

Buosi, M. C. d. A. n., Lima, S. H. d. O., & Leoc·dio, u. L. c. (2014). A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 8(2), 262-285. Link

Campos Júnior, G. B., Alexandre, M. L. d. O., & Mól, A. L. R. (2013). Visão baseada em recursos versus imagem do destino: um estudo de estratégia a partir dos imóveis adquiridos por noruegueses no Rio Grande do Norte. Turismo-Visão e Ação, 15(3), 340-353. Link

Chagas, M. (2009). Formação da imagem de destinos turísticos: uma discussão dos principais modelos internacionais. Caderno Virtual de Turismo, 9(1), 117-127. Link

Chagas, M. M. d. (2008). Imagem de destinos turísticos: Uma discussão teórica da literatura especializada. Turismo-Visão e Ação, 10(3), 435-455. Link

Chagas, M. M. d., & Dantas, A. V. S. (2009). A imagem do Brasil como destino turístico nos websites das operadoras de turismo européias. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, 4(2), 1-19. Link

Chagas, M. M. d., Marques Júnior, S., & Duarte, A. C. F. (2013a). Análise do processo de formação da imagem de destinos turísticos de sol e praia: um estudo em Canoa Quebrada-CE. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(3), 456-475. Link

Chagas, M. M. d., Sampaio, L. M. B., & Santos, K. E. B. (2013b). Análise da influência da imagem de destinos na satisfação e fidelidade a destinações de turismo de sol e praia: Um estudo em Natal-RN. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7(2), 296-316. Link

Dalonso, Y. d. S., & Lourenço, J. M. B. B. (2011). O impacto socioeconomico do segmento de eventos nos destinos turísticos: uma análise da cidade de Joinville-SC. AICA - Revista e Divulgação Científica, 3, 67-82.

Echtner, C. M., & Ritchie, J. B. (2003). The meaning and measurement of destination image. The Journal of Tourism Studies, 14(1), 37-48. Link

Fernandes, D. L., Souza, T. A. d., Tonon, L. M. P., & Gândara, J. M. G. (2013). A paisagem urbana e a formação da imagem turística da cidade de Curitiba-PR: a percepção de visitantes e visitados. Revista Hospitalidade, 11(1), 45-63. Link

Ferreira, S. D. (2011). Efeito da visita/não-visita na imagem de um destino turístico: uma aproximação metodológica mista. Turismo em Análise, 22(3), 681-699. Link

Festival de Dança, I. (2013). Festival de Dança - Institucional. Link

Figueirêdo, A. A., & Mayer, V. F. (2010). A imagem dos destinos turísticos: a cidade de São Paulo sob o olhar de jovens do Rio de Janeiro. Turismo em Análise, 21(3), 445-469. Link

Gândara, J. M. G. (2008). A imagem dos destinos turísticos urbanos. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, 16, 1-22. Link

IPPUJ. (2015). Joinville: Cidade em Dados 2015. Joinville: Prefeitura Municipal. Link

Lyra, F. R., Pedrini, L., Miura, M. N., Menezes, B. L. S., & Castro Junior, D. F. d. (2015). Análise do potencial turístico de um município e a sustentabilidade ambiental: o projeto Pomerode 2020. Negócios, 1(11). Link

Monjardino, I. (2009). Indicadores de Sustentabilidade do Turismo nos Açores: o papel das opiniões e da atitude dos residentes face ao Turismo na Região. Actas...  15º Congresso da APDR–Redes e Desenvolvimento Regional, Cabo Verde, 9-11. Link

Promotur, F. T. d. J.-. (2012). Projeto Viva Ciranda.   Link

Remoaldo, P. C., Ribeiro, J. C., Vareiro, L., & Santos, J. F. (2014). Tourists’ perceptions of world heritage destinations: The case of Guimarães (Portugal). Tourism and Hospitality Research, 14(4), 206-218. Link

Ryan, C., & Aicken, M. (2010). The destination image gap - visitors' and residents' perceptions of place: evidence from Waiheke Island, New Zealand. Current Issues in Tourism, 13(6), 541-561. doi:10.1080/13683500903215008 Link

Santos, J. d. F., Vareiro, L., Remoaldo, P. C. A., & Ribeiro, J. C. (2015). Mega cultural events: Does attendance affect residents’ perceptions of a city’s identity? NIPE Working Paper Series, 10, 1-10. Link

Scalabrini, E. C. B., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2015). Imagem de Destinos Turísticos: um estudo sobre as publicações brasileiras. Turismo em Análise, 26(3), 541-557. Link

Xavier, W. G., & Maia, A. G. (2009). Planejamento do turismo: um estudo comparativo entre o planejamento estratégico do município de Joinville-SC e o seu planejamento turístico. Turismo Visão e Ação, 11(3), 375-394. Link

 

Biografía del autor/a

Elaine Cristina Borges Scalabrini, Universidade da Região de Joinville

Professora Adjunta da Universidade da Região de Joinville e Doutoranda em Geografia pela Universidade do Minho. Lattes: http://lattes.cnpq.br/247823835104704.

Paula Cristina Remoaldo, Universidade do Minho

Professora Associada com Agregação do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Co-Coordenadora do Grupo de Investigação em Espaço e Representação (SpaceR) do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho. Doutora em Geografia Humana. Portugal.

Julia Maria Lourenço, Universidade do Minho

Professora Auxiliar do Departamento de Eng. Civil da EEUM e Investigadora do Centro Território, Ambiente e Construção (C TAC). Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Técnica de Lisboa. Portugal

Publicado

2018-04-10

Cómo citar

Scalabrini, E. C. B., Remoaldo, P. C., & Lourenço, J. M. (2018). Imagem Turística sob o Ponto de Vista dos Residentes: O Caso De Joinville-SC, Brasil / Tourism Image Towards Residents’ Perception: The Case of Joinville-SC, Brazil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 10(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5074