Blogs de Viagens e a Decisão Final do Turista / Travel Blogs on the Final Decision of The Tourist
Palavras-chave:
Turismo. Tomada de Decisão. Comunicação virtual. Blogs.Resumo
O objetivo da pesquisa foi o de investigar o impacto de blogs ligados ao Turismo na decisão de compra de serviços no setor. O referencial teórico baseia-se em autores ligados à decisão do consumidor e à comunicação virtual. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa com base em questionário, aplicado on-line e tabulado através do Surveymonkey. Verificou-se que os blogs de Turismo impactam nas decisões de consumo, na medida em que estes buscam por informações através de relatos de pessoas comuns e dicas de roteiros, bem como condições mais vantajosas do custo/benefício. A pesquisa desvela, também, a satisfação dos usuários, e que os blogs representam uma concorrência cada vez maior com as iniciativas presenciais e virtuais das tradicionais agências de turismo. PALAVRAS-CHAVE Turismo. Blogs. Comunicação Virtual. Tomada de Decisão.
The objective of this paper is to investigate the impact that travel and Tourism bloggers have on consumers-making travel decisions. The bibliographic reference included consumer decision and virtual communication on Tourism. The methodology consists of literary research and online quantitative questionnaire using SurveyMonkey. The research found that travel and Tourism blogs have a valid influence on consumer decision-making and travel considerations. Consumers tend to value genuine individual experiences as accomplished and shared by travel bloggers. KEYWORDS: Tourism. Blogs. Virtual Communication. Decision-Making.
Luiz Octávio de Lima Camargo – Doutor. Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0258622788919319. E-mail: octacam@uol.com.br
Patrícia Piovani Solbiati – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3945926778759634 E-mail: paty_solbiati@yahoo.com
Flávia Casado Péccora – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5689929956856904 E-mail: flavia_peccora@hotmail.com
Natália Oliveira Pinheiro – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5640157424390945 E-mail: nagliter@hotmail.com
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).