Blogs de Viagens e a Decisão Final do Turista / Travel Blogs on the Final Decision of The Tourist

Authors

  • Luiz Octávio de Lima Camargo Universidade Anhembi Morumbi
  • Patrícia Piovani Solbiati Universidade Anhembi Motumbi
  • Flávia Casado Péccora Universidade Anhembi Morumbi
  • Natália Oliveira Pinheiro Universidade Anhembi Morumbi

Keywords:

Turismo. Tomada de Decisão. Comunicação virtual. Blogs.

Abstract

O objetivo da pesquisa foi o de investigar o impacto de blogs ligados ao Turismo na decisão de compra de serviços no setor. O referencial teórico baseia-se em autores ligados à decisão do consumidor e à comunicação virtual. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa com base em questionário, aplicado on-line e tabulado através do Surveymonkey. Verificou-se que os blogs de Turismo impactam nas decisões de consumo, na medida em que estes buscam por informações através de relatos de pessoas comuns e dicas de roteiros, bem como condições mais vantajosas do custo/benefício. A pesquisa desvela, também, a satisfação dos usuários, e que os blogs representam uma concorrência cada vez maior com as iniciativas presenciais e virtuais das tradicionais agências de turismo.  PALAVRAS-CHAVE  Turismo. Blogs. Comunicação Virtual. Tomada de Decisão.

The objective of this paper is to investigate the impact that travel and Tourism bloggers have on consumers-making travel decisions. The bibliographic reference included consumer decision and  virtual communication on Tourism. The methodology consists of literary research and online quantitative questionnaire using SurveyMonkey. The research found that travel and Tourism blogs have a valid influence on consumer decision-making and travel considerations. Consumers tend to value genuine individual experiences as accomplished and shared by travel bloggers. KEYWORDS: Tourism. Blogs. Virtual Communication. Decision-Making.

Luiz Octávio de Lima Camargo – Doutor. Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0258622788919319. E-mail: octacam@uol.com.br

Patrícia Piovani Solbiati – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/3945926778759634 E-mail: paty_solbiati@yahoo.com

Flávia Casado Péccora – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5689929956856904 E-mail: flavia_peccora@hotmail.com

Natália Oliveira Pinheiro – Bacharel em Turismo. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5640157424390945 E-mail: nagliter@hotmail.com

Author Biographies

Luiz Octávio de Lima Camargo, Universidade Anhembi Morumbi

Livre-Docente. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Patrícia Piovani Solbiati, Universidade Anhembi Motumbi

Bacharel em Turismo.

Flávia Casado Péccora, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Turismo.

Natália Oliveira Pinheiro, Universidade Anhembi Morumbi

Bacharel em Turismo.

Published

2016-08-03

How to Cite

Camargo, L. O. de L., Solbiati, P. P., Péccora, F. C., & Pinheiro, N. O. (2016). Blogs de Viagens e a Decisão Final do Turista / Travel Blogs on the Final Decision of The Tourist. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 8(2). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3991