O LUGAR DA GEOGRAFIA NO ENTRE-LUGAR DO ESPAÇO TURÍSTICO Uma viagem complexa que ainda continua...

Autores

  • Antonio Carlos Castrogiovanni

Resumo

Resumo: Partindo da idéia central de que o turismo também é comunicação, está pesquisa qualitativa tem o objetivo de estudar a formação do espaço turístico de forma interdisciplinar e inserido no paradigma da Complexidade. A área urbana da cidade de Irai/RS, balneário hidromineral, é o recorte espacial da pesquisa. O recorte temporal vai do planejamento e da construção da cidade para ser turística até o ano de 2008. Este estudo tem como categorias: a Comunicação a partir de Morin (2001b) com as subcategorias Nominalismo, segundo Cassier (1992) e Imagem, segundo Barthes (1990); a categoria Forma é empregada a partir de Santos (1980 e 1996); a categoria Lugar também segundo o mesmo autor (1996) com as suas subcategorias Não-Lugar (AUGÈ, 1994 e 1998) e Entre-Lugar (adaptado de BHABHA, 1998); a categoria Sujeito a partir de Morin (2001a) e a categoria Globalização a partir de Morin (2001b), Mattelar (2000) e de Santos (1994b e 2002) .

Downloads

Como Citar

Castrogiovanni, A. C. (2010). O LUGAR DA GEOGRAFIA NO ENTRE-LUGAR DO ESPAÇO TURÍSTICO Uma viagem complexa que ainda continua. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 1. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/359