O LUGAR DA GEOGRAFIA NO ENTRE-LUGAR DO ESPAÇO TURÍSTICO Uma viagem complexa que ainda continua...
Abstract
Resumo: Partindo da idéia central de que o turismo também é comunicação, está pesquisa qualitativa tem o objetivo de estudar a formação do espaço turístico de forma interdisciplinar e inserido no paradigma da Complexidade. A área urbana da cidade de Irai/RS, balneário hidromineral, é o recorte espacial da pesquisa. O recorte temporal vai do planejamento e da construção da cidade para ser turística até o ano de 2008. Este estudo tem como categorias: a Comunicação a partir de Morin (2001b) com as subcategorias Nominalismo, segundo Cassier (1992) e Imagem, segundo Barthes (1990); a categoria Forma é empregada a partir de Santos (1980 e 1996); a categoria Lugar também segundo o mesmo autor (1996) com as suas subcategorias Não-Lugar (AUGÈ, 1994 e 1998) e Entre-Lugar (adaptado de BHABHA, 1998); a categoria Sujeito a partir de Morin (2001a) e a categoria Globalização a partir de Morin (2001b), Mattelar (2000) e de Santos (1994b e 2002) .
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).