A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential

Autores

  • Camila Fagundes Universidade Feevale
  • Mary Sandra Guerra Ashton Universidade Feevale

Palavras-chave:

Turismo Criativo, Turismo de Natureza, Competitividade, Desenvolvimento, Bonito/MS.

Resumo

Este estudo de caso tem por objetivo investigar a oferta turística municipal de Bonito, Mato Grosso do Sul, identificando o potencial do turismo criativo como diferencial competitivo, a partir da experiência vivenciada por um grupo de turistas, em 2014 e 2015. Foi utilizado o método exploratório descritivo e a observação participante, numa pesquisa qualitativa, e estudo de caso. Bonito é destino turístico brasileiro com merecido destaque, em especial, no segmento de turismo de natureza. Porém, para manter um destino competitivo e em desenvolvimento, são necessárias novas e diversificadas propostas de atividades turísticas, entre elas a associação ao turismo criativo como um diferencial. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Turismo Criativo. Competitividade. Bonito, MS, Brasil

This study case aims to investigate the municipal tourism offer in Bonito identifying the potencial of the creative tourism as a competitive advantage from the experience lived by a group of tourists in August 2014. The method was the exploratory descriptive and participant observation in qualitative research and study case. Bonito is the Brazilian tourism destination with highlighting especially in nature tourism segment. However, to maintain a competitive destination under development requires new and diversified proposals for tourist activities among them was evaluated the possibilities of creative tourism offering as a Bonito differential. KEYWORDS: Tourism. Creative Tourism. Competitiveness. Bonito, MS, Brazil

 

Camila Fagundes - Mestranda, Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo http://lattes.cnpq.br/3692997949794700. E-mail: camilafagundes@feevale.br

Mary Sandra Guerra Ashton – Doutora. Professora e pesquisadora do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil Currículo lattes.cnpq.br/7976259576722028 E-mail:. marysga@feevale.br

Biografia do Autor

Camila Fagundes, Universidade Feevale

Bolsista PROSUP\CAPES do Mestrado em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale.

Mary Sandra Guerra Ashton, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação. Professora e Pesquisadora do Mestrado em Indústria Criativa na Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2016-04-03

Como Citar

Fagundes, C., & Guerra Ashton, M. S. (2016). A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 8(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3579