Festivais Matsuris como referencial cultural e turístico da etnia japonesa em Curitiba (Paraná, Brasil)

Autores

  • Miguel Bahl Universidade Federal do Paraná - FPR
  • Ivana Gaio Murad

Resumo

O artigo trata sobre Matsuris, festivais da etnia japonesa realizados na cidade de Curitiba, Paraná (Brasil). É um estudo de caso de caráter descritivo com a intenção de resgatar parte do histórico de imigração japonesa no Brasil, a fim de perceber a importância dos festivais Matsuris como referencial da etnia e como forma de inserção social do grupo na capital paranaense. Utilizando pesquisa bibliográfica, busca eletrônica e observação direta intensiva, o estudo traz como resultado a descrição dos três festivais mais importantes da etnia na cidade (Hana Matsuri, Imin Matsuri e Haru Matsuri), demonstrando a relação dos mesmos como referencial étnico japonês e a apresentação do resultado de pesquisa de campo empreendida em 2009, junto ao Hana Matsuri e ao Imin Matsuri. Também evidencia a importância da existência de produtos étnicos culturais para um grupo de imigrantes, principalmente em uma capital cosmopolita como Curitiba, que contemplem o significado real de sua cultura, sem que se tornem apenas um bem de consumo.

 

 Matsuris Festivals as cultural and turistic benchmark of japonese ethnicity in Curitiba (Paraná, Brazil). The article discusses about the Matsuris, Japanese ethnic festivals realized in Curitiba, Paraná (Brazil). It is a descriptive case study that intends to briefly redeem part of the history of Japanese immigration in Brazil, in order to understand the importance of Matsuris festivals as an ethnic referential and as a kind of social insertion of the group at the capital of Paraná. Using literature search, electronic search and intensive direct observation, the study results in a description of the three most important festivals of the ethnic group in the city (Hana Matsuri, Imin Matsuri and Haru Matsuri), showing their relation as an ethnic Japanese referential and showing the result from the field research applied in 2009, during the Hana Matsuri and Imin Matsuri Festivals. It also highlights the importance of ethnic cultural products to a group of immigrants, especially in a cosmopolitan capital like Curitiba, that represents the real meaning of their culture, not only to become something to consume. 

Biografia do Autor

Miguel Bahl, Universidade Federal do Paraná - FPR

Graduação em Turismo e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Professor da Universidade Federal do Paraná junto ao Curso de Graduação em Turismo e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia. Líder do grupo de pesquisa Turismo e Sociedade e Editor da Revista Turismo e Sociedade (eletrônica).

Ivana Gaio Murad

Graduação em Turismo, com Ênfase em Planejamento e Gestão de Eventos, pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialização em Gestão de Eventos, Cerimonial e Protocolo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR – Campus Maringá. Gerente de Eventos da Favaro Eventos (Maringá, Paraná). Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa Turismo e Sociedade.

Downloads

Publicado

2013-12-23

Como Citar

Bahl, M., & Murad, I. G. (2013). Festivais Matsuris como referencial cultural e turístico da etnia japonesa em Curitiba (Paraná, Brasil). Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 5(4). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1732