Eventos Culturais e Stakeholders: A Gastronomia Como Fator Promocional do Turismo no Festival Revelando São Paulo

Autores

  • Andréa Prado Zago
  • Gabriela Arantes Ferreira de Sales
  • Patrícia Freire Ferreira de Oliveira

Resumo

O presente artigo discute a relação entre a gastronomia e o turismo, enfatizando aquela como patrimônio intangível, carregado de simbolismos e ritos culturais. O estudo tem por objetivo identificar a influência da gastronomia como fator promocional do turismo, em um festival cultural, na visão dos diferentes stakeholders do evento. Trata-se de um estudo de caso, de caráter qualitativo, envolvendo observação direta sistematizada e entrevistas semiestruturadas com os stakeholder do festival Revelando São Paulo, objeto de pesquisa. Observa-se que a gastronomia tradicional apresentada no Festival é interpretada como parte de um produto cultural em um destino. Expositores, organizadores e mídia acreditam que o evento pode ser considerado como fator de influência para o turismo local, por meio do contato com os representantes da cultura popular, das apresentações artísticas e ainda, pela motivação gastronômica.

Biografia do Autor

Andréa Prado Zago

Graduada em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva. Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora dos curso de Turismo e Hotelaria.Contato: andreazagoo@yahoo.com.br

Gabriela Arantes Ferreira de Sales

Graduada em turismo, especialista em marketinh e mestre pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora dos curso de Turismo e Hotelaria. Contato: gabbrielasales@hotmail.com

Patrícia Freire Ferreira de Oliveira

Graduada em Administração hoteleira pela Faculdade de Alagoas, especialização em docência do ensino superior pela UNIFACS, Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora dos curso de Turismo e Hotelaria.Contato: patriciafreire.oliveira@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-06-12

Como Citar

Zago, A. P., Sales, G. A. F. de, & Oliveira, P. F. F. de. (2013). Eventos Culturais e Stakeholders: A Gastronomia Como Fator Promocional do Turismo no Festival Revelando São Paulo. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 5(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1668