O atendimento aos hóspedes com hipersensibilidades alimentares em meios de hospedagem:

aspectos de gestão e hospitalidade

Autores

  • Elga Batista da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Nicolas Rafael de Oliveira Garcia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Anderson Campelo Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170310

Palavras-chave:

Alérgenos, Alimentos para fins especiais, Alergia alimentar, Gastronomia, Intolerância alimentar

Resumo

Receber os hóspedes da melhor maneira possível, segundo os princípios da hospitalidade, é uma das atividades essenciais de quaisquer meios de hospedagem (MHs), sendo, portanto, tarefa também relevante para as rotinas dos gestores de Departamentos de Alimentos e Bebidas (A&B). Tal premissa é válida para o atendimento aos hóspedes que apresentam alergias alimentares (AA) e intolerâncias alimentares (IA), pois frequentemente as pessoas com esses quadros não conseguem se alimentar de forma satisfatória em serviços gastronômicos. Essa pesquisa estudou o atendimento aos hóspedes com hipersensibilidade alimentar (HA) em MHs, a partir de narrativas apresentadas por esses indivíduos e como esse tipo de cliente influencia aspectos organizacionais segundo gestores de Departamentos de A&B. Concluiu-se os gestores de meios de hospedagem precisam aprimorar o atendimento aos hóspedes com hipersensibilidades alimentares, especialmente no que tange ao desjejum. Ademais, ressalta-se que a comunicação entre hóspedes e meio de hospedagem pode ser uma ação efetiva para a diminuição de possíveis problemas com esse público alvo. Sobre os achados com os gestores foram detectadas dúvidas acerca dos sintomas de HA, evidenciando a necessidade de um maior nível de treinamento sobre esse tema. Ressalta-se que essas iniciativas podem aprimorar o atendimento às pessoas hipersensíveis visando a qualidade do serviço, hospitalidade e segurança alimentar.

Biografia do Autor

Elga Batista da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Professora adjunta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, Rio de Janeiro. Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0915082828647660. E-mail: elgab.silva@gmail.com.

Nicolas Rafael de Oliveira Garcia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Bacharelado em Hotelaria. Egresso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, Rio de Janeiro. Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5672259548358555. E-mail: nicolasrog6@gmail.com.

Anderson Campelo Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Bacharelado em Hotelaria. Egresso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, Rio de Janeiro. Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6316549513856822. E-mail: campelo.rj91@gmail.com.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Batista da Silva, E., de Oliveira Garcia, N. R., & Campelo Marques, A. (2025). O atendimento aos hóspedes com hipersensibilidades alimentares em meios de hospedagem:: aspectos de gestão e hospitalidade. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 17(3), e170310. https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170310