O atendimento aos hóspedes com hipersensibilidades alimentares em meios de hospedagem:
aspectos de gestão e hospitalidade
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170310Palavras-chave:
Alérgenos, Alimentos para fins especiais, Alergia alimentar, Gastronomia, Intolerância alimentarResumo
Receber os hóspedes da melhor maneira possível, segundo os princípios da hospitalidade, é uma das atividades essenciais de quaisquer meios de hospedagem (MHs), sendo, portanto, tarefa também relevante para as rotinas dos gestores de Departamentos de Alimentos e Bebidas (A&B). Tal premissa é válida para o atendimento aos hóspedes que apresentam alergias alimentares (AA) e intolerâncias alimentares (IA), pois frequentemente as pessoas com esses quadros não conseguem se alimentar de forma satisfatória em serviços gastronômicos. Essa pesquisa estudou o atendimento aos hóspedes com hipersensibilidade alimentar (HA) em MHs, a partir de narrativas apresentadas por esses indivíduos e como esse tipo de cliente influencia aspectos organizacionais segundo gestores de Departamentos de A&B. Concluiu-se os gestores de meios de hospedagem precisam aprimorar o atendimento aos hóspedes com hipersensibilidades alimentares, especialmente no que tange ao desjejum. Ademais, ressalta-se que a comunicação entre hóspedes e meio de hospedagem pode ser uma ação efetiva para a diminuição de possíveis problemas com esse público alvo. Sobre os achados com os gestores foram detectadas dúvidas acerca dos sintomas de HA, evidenciando a necessidade de um maior nível de treinamento sobre esse tema. Ressalta-se que essas iniciativas podem aprimorar o atendimento às pessoas hipersensíveis visando a qualidade do serviço, hospitalidade e segurança alimentar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



