Marketing de Conteúdo Digital no Turismo
Fatores capazes de influenciar a intenção de uma viagem
Palavras-chave:
marketing de conteúdo digital, marketing de destinos, comportamento do consumidor, intenção de viagemResumo
Em meio às constantes transformações do marketing para desenvolvimento de estratégias que cheguem ao diversificado público consumidor, o marketing de conteúdo digital [MCD] surge, no mercado e na literatura acadêmica, como técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços. O presente estudo analisou como o MCD pode impactar na lealdade e na decisão de viagem a um destino turístico, empregando as teorias do Valor da Publicidade e da Lealdade à Marca. Tais teorias já foram utilizadas em investigações sobre MCD, e neste estudo procurou-se adequá-las tendo como objeto a divulgação de destinos turísticos. Realizou-se pesquisa exploratório-descritiva, quantitativa, com 102 respondentes, em três fases. Em cada uma delas foi apresentado texto e imagens com características de MCD, contendo aspectos informativos e de entretenimento. A partir da Modelagem de Equações Estruturais, percebeu-se que as características <valor informativo> e <valor de entretenimento> são capazes de influenciar a lealdade à marca do destino e ao site em que o conteúdo sobre ele é divulgado, gerando intenção de compra/viagem. Espera-se que estes achados possam servir como ponto de partida para novas pesquisas acerca do MCD no Turismo, além de influenciar gestores na produção de conteúdo para divulgação de destinos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).