Marketing de Conteúdo Digital no Turismo

Fatores capazes de influenciar a intenção de uma viagem

Autores

Palavras-chave:

marketing de conteúdo digital, marketing de destinos, comportamento do consumidor, intenção de viagem

Resumo

Em meio às constantes transformações do marketing para desenvolvimento de estratégias que cheguem ao diversificado público consumidor, o marketing de conteúdo digital [MCD] surge, no mercado e na literatura acadêmica, como técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços. O presente estudo analisou como o MCD pode impactar na lealdade e na decisão de viagem a um destino turístico, empregando as teorias do Valor da Publicidade e da Lealdade à Marca. Tais teorias já foram utilizadas em investigações sobre MCD, e neste estudo procurou-se adequá-las tendo como objeto a divulgação de destinos turísticos. Realizou-se pesquisa exploratório-descritiva, quantitativa, com 102 respondentes, em três fases. Em cada uma delas foi apresentado texto e imagens com características de MCD, contendo aspectos informativos e de entretenimento. A partir da Modelagem de Equações Estruturais, percebeu-se que as características <valor informativo> e <valor de entretenimento> são capazes de influenciar a lealdade à marca do destino e ao site em que o conteúdo sobre ele é divulgado, gerando intenção de compra/viagem. Espera-se que estes achados possam servir como ponto de partida para novas pesquisas acerca do MCD no Turismo, além de influenciar gestores na produção de conteúdo para divulgação de destinos.

Biografia do Autor

Jackson de Souza, Instituto Federal do Pará/Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando e Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sergipe; Bacharel em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como Professor EBTT, no eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Instituto Federal do Pará - IFPA Campus Altamira. Pesquisador nas áreas de marketing turístico, tecnologia da informação e comunicação no turismo, comportamento do consumidor e ética publicitária. 

Andréia Magalhães da Rocha, Universidade Estadual do Piauí/Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo-UFRN. Docente do Curso de Bacharelado em Turismo-UESPI. Mestra em Turismo- UFRN. Especialista em Docência do Ensino Superior- UESPI. Bacharel em Turismo- UESPI. Atua principalmente nos seguintes temas: Turismo. Planejamento Turístico. Desenvolvimento Local, Regional e Turístico. Políticas Públicas em Turismo.

Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), atuando nos cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Florestal, na área de Gestão de Projetos e no Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR), com ênfase em gestão de projetos turísticos.

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

de Souza, J., Magalhães da Rocha, A., & Marques Júnior, S. (2023). Marketing de Conteúdo Digital no Turismo: Fatores capazes de influenciar a intenção de uma viagem. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 15(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/11690