Conventions & Visitors Bureaux e estratégias de atuação em tempos de pandemia:
Uma análise no Nordeste Brasileiro
Palavras-chave:
Turismo, Eventos, Convention&Visitor Bureau, Covid-19, Região Nordeste [Brasil]Resumo
Diante do cenário pandêmico ocasionado pela Covid-19, analisar a atuação dos Conventions & Visitors Bureaux, entidades relevantes na captação de eventos para as cidades, tornou-se oportuno, pois suas atividades contribuem positivamente para a atividade turística e devido às medidas de enfrentamento ao coronavírus [isolamento e distanciamento social], os CVBx tiveram suas ações paralisadas. Deste modo, o artigo possuiu como objetivo identificar as estratégias de atuação dos CVBx das capitais do Nordeste brasileiro durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas com os representantes dos CVBx de seis capitais nordestinas [São Luís/MA, Fortaleza/CE, Natal/RN, João Pessoa/PB, Recife/PE e Maceió/AL]. Os resultados apontam que os CVBx tiveram suas atividades presenciais interrompidas, eventos captados foram adiados e/ou cancelados, e mesmo perante tantas incertezas, a sinergia entre os CVBx, mantenedores e associações continuou convergindo através de ações para manter o setor de eventos ativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).