Práticas Gerenciais em Operações e Cadeia de Suprimentos Turísticos Durante a Crise Pandêmica no Brasil:
Um Estudo de Caso de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Palavras-chave:
Turismo; Gerenciamento de Operações; Cadeia Produtiva; Planejamento e Controle da Produção; Juiz de Fora-MG, Brasil.Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as práticas de gestão adotadas pelos gestores nas operações e cadeia produtiva dos negócios relacionados ao turismo em Juiz de Fora [Minas Gerais, Brasil], no período entre março de 2020 e agosto de 2021. A pesquisa teve como foco os componentes estruturais – hospedagem, alimentação, agências de viagens, equipamentos culturais e transporte – da cadeia produtiva do turismo, suas principais conexões, o processo de gestão interna e possíveis relações Inter organizacionais. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa mista [qualitativa-quantitativa]. As informações coletadas foram analisadas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. Como resultados e conclusão observou-se que as empresas que permanecem em operação são principalmente aquelas com mais de dez anos no mercado, possuem forte vínculo com o mercado local e dentro de sua cadeia de valor. Essas empresas relataram ter melhor acompanhamento de suas atividades operacionais e redução de falhas em seus serviços.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).