POR UM PENSAR COMPLEXO DO TURISMO: O roteiro turístico sob a lógica dos fluxos
Resumen
Resumo: A compreensão contemporânea de ciência leva a pensar em rupturas de um paradigma determinista, unificador e generalista. Baseado no pensamento moriniano sobre o pensamento complexo, este artigo debate o Roteiro Turístico, trazendo o Sujeito para o centro da discussão, agregando ao tema uma vertente humanística, assim como a ideia de fluxo. A complexidade é tomada como uma postura epitêmico filosófica, para fundamentar teoricamente os argumentos apresentados. Busca-se uma noção de roteiro e roteirização que transcenda as fronteiras do moderno e do pragmático. Roteiro turístico é aqui considerado, dentre outros, como ferramenta de leitura da localidade visitada, considerando não apenas os atrativos, mas também as relações interpessoais ali desenvolvidas.Palavras-chave: Turismo. Roteiro Turístico. Complexidade. Sujeito. Fluxo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).