Multiplicidade Cognitiva Docente e a Formação do Turismólogo na Universidade Federal do Maranhão: Uma Reflexão dos Acadêmicos / Cognitive Multiplicity Professor and the Tourism Graduation at Federal University of Maranhão: A Reflection of the Academics
Palabras clave:
Turismo, Tourism, Currículo, Curriculum, Multidisciplinaridade, Multidisciplinarity, Universidade Federal do Maranhão, Brasil. Universidade Federal do Maranhão, Brazil.Resumen
RESUMO
Objetiva-se analisar as percepções dos discentes do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus Dom Delgado, quanto à multidisciplinaridade do currículo e da formação continuada dos docentes para a formação acadêmica e mercadológica dos mesmos. A metodologia compõe-se por revisão crítica de literatura e coleta de dados em fontes primárias e secundárias. Ressalte-se a construção de uma análise de dados quanti-quali. Resulta num contexto analítico sobre multidisciplinaridade de áreas de conhecimento da formação docente como fundamentais para na possível inserção no mercado de trabalho dos discentes. Portanto, constata-se a influência dos saberes do corpo docente refletidos na transmissão de conhecimentos aliados a estrutura curricular da graduação para a formação profissional de seus discentes.
PALAVRAS-CHAVES
Turismo; Currículo; Multidisciplinaridade; Universidade Federal do Maranhão; Brasil.
ABSTRACT
The objective of this study is to analyze the perception of Tourism students at Universidade Federal do Maranhão, Campus Dom Delgado, regarding the multidisciplinarity of the curriculum and the continuous training of teachers for their academic and marketing training. The methodology is composed by critical literature review and data collection in primary and secondary sources. It is important to construct a quanti-quali data analysis. It results in an analytical context about multidisciplinarity of areas of knowledge of teacher education as fundamental for the possible insertion in the labor market of students. Therefore, it is verified the influence of the faculty knowledge reflected in the transmission of knowledge allied to the curricular structure of the graduation for the professional formation of its students.
KEYWORDS
Tourism; Curriculum; Multidisciplinarity; Universidade Federal do Maranhão; Brazil.
AUTORIA
Saulo Ribeiro dos Santos – Doutor. Professor na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6334574563260950 E-mail: saulosantosma@uol.comb.br
Tamires de Souza Moura – Especialista, Especialização em Docência na Educação Superior pelo Centro de Avaliação, Planejamento Educação do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9518630237732626 E-mail: tammylanus@ymail.com
Maria da Graça Reis Cardoso – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0779083753736009 E-mail: gracabanto@bol.com.br
Ângela Roberta Lucas Leite – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7849261536254798 E-mail: angelarobertalucas@gmail.com
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Processo Editorial
Recebido: 29 JUL 19; Aceito: 21 JUN 20.
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