Turismo Rural e Novos Mercados para Produtos Alimentares Agroecológicos: Estudo de Caso da Rota Via Orgânica / Rural Tourism and New Markets for Agro-Ecological Food Products: The Case Study of Via Organica Route
Palabras clave:
Turismo, Tourism, Rota Turística, Touristic Route, Rota Via Orgânica, Via Organic Route, Garibaldi-RS, Brasil, Brazil.Resumen
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da rota turística Via Orgânica, localizada em Garibaldi-RS, Brasil, e seu potencial de criação de novos mercados para produtos agroecológicos. Discute-se sobre o processo de inserção dos agricultores familiares em cadeias curtas agroalimentares, através da construção de mercados alternativos baseados no turismo rural. O método adotado foi o estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e entrevistas com os membros da rota Via Orgânica. Constatou-se que a participação na Rota é uma oportunidade em potencial para geração de renda e construção de mercados alternativos para produtos agroecológicos, na medida em que os turistas adquirem produtos vendidos nas propriedades ou os consomem no local. Em paralelo, verificou-se que a rede estabelecida entre os participantes da rota também permite a conexão dos mercados, com o intercâmbio de produtos e experiências, fortalecendo a agricultura familiar. Entretanto, evidenciou-se que a persistência dos participantes e o apoio de entidades públicas se tornam essenciais para consolidação da rota ao longo do tempo.
PALAVRAS-CHAVE:
Turismo; Rota Turística; Rota Via Orgânica; Garibaldi-RS, Brasil
ABSTRACT:
This paper aims to analyze the role of the Via Organic Route in the construction of new markets for agroecological products. It discusses the process of insertion of family farmers in short agro-food chains, building alternative markets based on Rural tourism. The method adopted was the case study, bibliographical research and interviews with participants of the Via Organic Route. It was verified that the Via Organic is a potential opportunity to generate income and build alternative markets, as tourists consume the products sold during the tour and buy it to take with them. In parallel, it was verified that the network established among the participants of the route also allows the markets connection, with the exchange of products and experiences, strengthening family farming. However, the commitment of all and support from public entities are essential to consolidate the route over time.
KEY WORDS
Tourism; : Touristic Route; Via Organic Route; Garibaldi-RS, Brazil.
AUTORIA
Hernanda Tonini – Doutora. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8311832597020470 E-mail
Tissiane Schmidt Dolci – Mestra. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8042984422780905 E-mail: tissisdolci@gmail.com ‘
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PROCESSO EDITORIAL
Recebido: 20 JUL 19; Aceito: 24 JAN 20
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