Turismo Rural e Novos Mercados para Produtos Alimentares Agroecológicos: Estudo de Caso da Rota Via Orgânica / Rural Tourism and New Markets for Agro-Ecological Food Products: The Case Study of Via Organica Route

Autores/as

  • Hernanda Tonini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia do RS - Campus Bento Gonçalves
  • Tissiane Schmidt Dolci Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS- Campus Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Palabras clave:

Turismo, Tourism, Rota Turística, Touristic Route, Rota Via Orgânica, Via Organic Route, Garibaldi-RS, Brasil, Brazil.

Resumen

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo analisar o desenvolvimento da rota turística Via Orgânica, localizada em Garibaldi-RS, Brasil, e seu potencial de criação de novos mercados para produtos agroecológicos. Discute-se sobre o processo de inserção dos agricultores familiares em cadeias curtas agroalimentares, através da construção de mercados alternativos baseados no turismo rural. O método adotado foi o estudo de caso, com pesquisa bibliográfica e entrevistas com os membros da rota Via Orgânica. Constatou-se que a participação na Rota é uma oportunidade em potencial para geração de renda e construção de mercados alternativos para produtos agroecológicos, na medida em que os turistas adquirem produtos vendidos nas propriedades ou os consomem no local. Em paralelo, verificou-se que a rede estabelecida entre os participantes da rota também permite a conexão dos mercados, com o intercâmbio de produtos e experiências, fortalecendo a agricultura familiar. Entretanto, evidenciou-se que a persistência dos participantes e o apoio de entidades públicas se tornam essenciais para consolidação da rota ao longo do tempo.

PALAVRAS-CHAVE:

Turismo;  Rota Turística; Rota Via Orgânica; Garibaldi-RS, Brasil

 

 

ABSTRACT:

This paper aims to analyze the role of the Via Organic Route in the construction of new markets for agroecological products. It discusses the process of insertion of family farmers in short agro-food chains, building alternative markets based on Rural tourism. The method adopted was the case study, bibliographical research and interviews with participants of the Via Organic Route. It was verified that the Via Organic is a potential opportunity to generate income and build alternative markets, as tourists consume the products sold during the tour and buy it to take with them. In parallel, it was verified that the network established among the participants of the route also allows the markets connection, with the exchange of products and experiences, strengthening family farming. However, the commitment of all and support from public entities are essential to consolidate the route over time.

KEY WORDS

Tourism; : Touristic Route; Via Organic Route; Garibaldi-RS, Brazil.

 

AUTORIA

Hernanda Tonini – Doutora. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves, Bento Gonçalves, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8311832597020470 E-mail

Tissiane Schmidt Dolci – Mestra. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/8042984422780905 E-mail: tissisdolci@gmail.com   ‘

 

REFERÊNCIAS

REFERÊNCIAS

Altieri, M. (2002). Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba: Ed. Agropecuária. 

Assis, R. L., & Romeiro, A. R. (2002). Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. Desenvolvimento e meio ambiente, 6(1), 67-68. Link

Brandenburg, A. (2017). Ecologização da agricultura familiar e ruralidade. pp.152-167. In: Delgado, G. C., & Bergamasco, S. M. P. P. (Eds.). Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília (DF), Brasil: Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Brunori, G., & Rossi, A. (2000). Synergy and coherence through Collective Action: some insights from Wine Routes in Tuscany. Sociologia Ruralis, 40(4), 409-423. Link

Caporal, F. R., & Costabeber, J. A. (2002). Agroecologia. Enfoque científico e estratégico. Revista Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, 3(2), 13-16. Link

Caporal, F. R.; Costabeber, J. A. & Paulus, G. (2006). Agroecologia: matriz disciplinar ou novo paradigma para o desenvolvimento rural sustentável. Link

Cooperativa de Produtores Ecologistas de Garibaldi Ltda – COOPEG. Quem somos. Link

Gazzola, M. (2017). Cadeias curtas alimentares na agroindústria familiar: dinâmicas e atores sociais envolvidos. pp. 175-193. In: Gazzola, M. & Schneider, S. (Eds.). Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS.

Gliessman, S. R. (2001). Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS.

Grisa, C. & Schneider, S.  (2015). Três gerações de políticas públicas para agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. pp. 19-50. In: Grisa, C. & Schneider, S. (Eds.). Políticas públicas no desenvolvimento rural do Brasil. Porto Alegre: UFRGS.

Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica - INFOAM. Leading change, organically: 2017 Consolidated annual report of INFOAM – Organics International. Link

Kageyama, A. (2004). Desenvolvimento rural: conceito e medida. Cadernos de Ciência & Tecnologia, 21(3), 379-408. Link

Lunardi, R., Souza, M., & Perurena, F. (2015). O trabalho de homens e mulheres no turismo rural em São José dos Ausentes: o “leve” e o “pesado”. Turismo: Visão e Ação, 17(1), 179-209. Link

Maluf, R. S. (2004). Mercados agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, 25(1), 299-322. Link

Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Regularização da produção. Link

Pinheiro, G. S. (2007). Agricultor familiar e projeto agroecológico de vida. pp.87-103. In: Brandendurg, A., Ferreira, A., Floriani, D., & Silva, H. (Eds.). Ruralidades e questões ambientais: estudo sobre estratégias, projetos e políticas. Brasília: MDA.

Renting, H., Mardsen, T., & Banks, J. (2017). Compreendendo as redes alimentares alternativas: o papel das cadeias curtas de abastecimento de alimentos no desenvolvimento rural. pp. 27-52. In: Gazzola, M., & Schneider, S. (Eds.). Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS.

Rezende, C. L. O. (2005). Agronegócio dos alimentos orgânicos. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Agronegócios, Fundance.

Rivera, A. C. (2000). Implicaciones de gênero em el desarrollo de la oferta de agroturismo em Navarra y Astúrias. pp. 153-169. In: Garcia Ramón, M. D., & Baylina, F. M. (eds). El nuevo papel de las mujeres en el desarrollo rural.  Barcelona: Oikos-tau.

Rossi, A. & Brunori, G. (2017). As cadeias curtas de abastecimento na inovação dos Grupos de Aquisições Solidárias (GAS): a construção social das práticas (alimentares) sustentáveis. pp.83-103. In: Gazzola, M., & Schneider, S. (Eds.). Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS.

Schneider, S., Cazella, A. A. A., & Mattei, L. (2004). Histórico, caracterização e dinâmica recente do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. pp.21-49. In: Schneider, S., Silva, M. C., & Marques, P. E. M. (Eds.). Políticas públicas e participação social no Brasil rural. Porto Alegre: UFRGS.

Schneider, S., & Cassol, A. (2017). Diversidade e heterogeneidade da agricultura familiar no brasil e implicações para políticas públicas. pp.84-109. In: Delgado G. C., & Bergamasco, S. M. P. P. (Eds.), Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília: MDA.

Schneider. S., & Gazolla, M. (2017). Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas. pp.9-26. In: Gazzola, M., & Schneider, S. (Eds.). Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS.

Slow Food Brasil. Filosofia. Link

Tonini, H. (2013). Vinhos, turismo e pluriatividade na agricultura. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 5(2), 218-227. Link

Wanderley, M. N. B. (2017). “Franja periférica”, “pobres do campo”, “camponeses”: dilemas da inclusão social dos pequenos agricultores familiares. pp.64-83. In: Delgado, G. C., & Bergamasco, S.M.P.P. (Eds.). Agricultura familiar brasileira: desafios e perspectivas de futuro. Brasília: MDA.

PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 20 JUL 19; Aceito: 24 JAN 20

 

Biografía del autor/a

Hernanda Tonini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia do RS - Campus Bento Gonçalves

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Possui graduação em Turismo - Gestão Hoteleira (Unisul), MBA em Gestão Empresarial (FGV) e mestrado em Turismo (UCS). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Bento Gonçalves) onde é Coordenadora do Curso Técnico em Hospedagem - Subsequente. Foi coordenadora da Pós-Graduação (Campus Bento Gonçalves), do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer e do Curso Técnico em Guia de Turismo (Campus Restinga). Coordenadora de projetos de extensão e pesquisa ligados à área do turismo e de lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, enoturismo, turismo em área rural, gestão do lazer, acessibilidade em espaços de lazer, eventos, hospitalidade e meios de hospedagem. (Texto informado pelo autor)

Tissiane Schmidt Dolci, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- IFRS- Campus Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Porto Alegre

Publicado

2020-09-15

Cómo citar

Tonini, H., & Dolci, T. S. (2020). Turismo Rural e Novos Mercados para Produtos Alimentares Agroecológicos: Estudo de Caso da Rota Via Orgânica / Rural Tourism and New Markets for Agro-Ecological Food Products: The Case Study of Via Organica Route. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7574