Hospitalidade em Centros Culturais: O Atendimento do Sesc São Paulo [Brasil] / Hospitality in Cultural Centers: The Service of Sesc in Sao Paulo [Brazil]

Autores/as

  • Danilo Cava Pereira
  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi
  • Airton José Cavenaghi Universidade Anhembi Morumbi

Palabras clave:

Hospitalidade. Hospitality. Serviços. Services.Competitividade. Competitiveness.Centro cultural Sesc. Sesc Cultural Center. São Paulo, SP, Brasil. Brazil.

Resumen

RESUMO

O presente estudo tem como objeto o Serviço Social do Comércio [Sesc], no Estado de São Paulo, Brasil, com foco no atendimento deste centro cultural e seus stakeholders, anfitrião e hóspede, no acolhimento por parte de seus funcionários [anfitriões] – lente sob a qual este trabalho é visualizado – como fator competitivo para a vivência de frequentadores [hóspede] destes espaços. O objetivo principal é o de analisar, sob a óptica da hospitalidade, a relação do funcionário de um centro cultural, no papel de anfitrião, com seu frequentador, considerando-o como hóspede, partindo da proposta de atendimento do Sesc em São Paulo. A hospitalidade, neste contexto é estudada em suas dimensões do acolhimento e da dádiva, abordando as características de ser hospitaleiro e as relações de troca nos rituais de passagem do exterior para o interior, apoiando-se em uma definição de cena na qual acontecem os encontros. Da mesma forma, a prestação de serviços e suas características de competitividade são abordadas sob o conceito de centros culturais, objeto de estudo desta pesquisa. De caráter exploratório e qualitativo, os procedimentos metodológicos baseiam-se no estudo de casos múltiplos utilizando três unidades do Sesc em São Paulo, todas na cidade de São Paulo, escolhidas de acordo com suas características de atendimento, com a ajuda de observação participante e entrevistas com funcionários chave do atendimento em cada unidade operacional selecionada para a pesquisa. Os resultados positivos da triangulação de dados contribuíram para a comprovar as proposições sobre as relações de hospitalidade na instituição.

PALAVRAS-CHAVE

Hospitalidade. Serviços. Competitividade. Centro cultural Sesc. São Paulo, SP, Brasil.

 

ABSTRACT

The present essay studies Commerce Social Services [Sesc], in São Paulo state, focusing on the service relations of this cultural center and its stakeholders, host and guest; more specifically, the reception of the employees [hosts] – the lens of this work –  as a competitive factor on the experience of the visitors [guests]. Therefore, the main objective is to analyze, from the perspective of hospitality, the relationship of the employee of a cultural center, in the role of host, with his visitors, considering him as a guest, starting from the Sesc service proposal. Hospitality in this context is studied in its dimensions of reception and gift, addressing the characteristics of being hospitable and the exchange relations in the rituals of passage from the outside to the interior, relying on a definition of the scene where the encounters take place. Likewise, the provision of services and their characteristics of competitiveness are approached under the concept of cultural centers, object of study of this research. Exploratory and qualitative, the methodological procedures are based on the study of multiple cases using three units of Sesc in the city of São Paulo, chosen according to their characteristics of reception and with the help of participant observation and interviews with key employees in each operational unit selected for the survey. The positive results of the triangulation of data contributed to prove the propositions about the hospitality relations in the institution.

KEYWORDS

Hospitality. Services. Competitiveness. Cultural Center SESC. São Paulo, SP, Brazil.

 

AUTORIA

Danilo Cava Pereira – Mestre. Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: https://orcid.org/0000-0002-5754-8486 E-mail: danilocava@hotmail.com

Elizabeth Kyoko Wada – Doutora. Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: http://orcid.org/0000-0001-7016-7365. E-mail: elwada@anhembi.br

Airton José Cavenaghi – Doutor. Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Currículo: https://orcid.org/0000-0002-1084-8158 E-mail: ajcavenaghi@anhembi.br

 

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PROCESSO EDITORIAL

Recebido: 19 JUN 19. Avaliado: SET-DEZ. Aceito: 5 FEV 20.

Pesquisa com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

 

Biografía del autor/a

Danilo Cava Pereira

Mestre em Hospitalidade pelo Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi – UAM-SP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Hospitalidade e Acolhimento, focado no atendimento de Centros Culturais como fator de competitividade na prestação e oferta de seus serviços. 

Elizabeth Kyoko Wada, Universidade Anhembi Morumbi

Bolsista CNPQ Nível 2 com a pesquisa Mobilidade Corporativa na América Latina, concluiu pós-doutorado na UFPR - PPG em Turismo (2016), é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989), Especialista em Administração Mercadológica pela EAESP/FGV (1982), graduada em Turismo pelo Centro Universitário Ibero Americano Unibero (1979) e em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (1980). É Coordenadora do PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) e pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico (ISAM). Atua como docente nas seguintes disciplinas: Gestão e Planejamento Estratégico em Hospitalidade; Hospitalidade, Hostilidade e Stakeholders; Hospitalidade e Competitividade em Serviços; Plano Estratégico de Marketing em Turismo; Tendências, Atualidades e Técnicas em Eventos. Tem experiência nas áreas de Turismo e de Hotelaria na América Latina, com ênfase em Gestão de Meios de Hospedagem e nos seguintes temas: hotelaria, planejamento estratégico, turismo, turismo de negócios (viagens corporativas, eventos empresariais e viagens de incentivo), mobilidade corporativa, serviços e inovação. É docente desde 1981. É diretora administrativo-financeira da ANPTUR (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo) e Vice Presidente de Finanças de MPI Brazil Chapter (Meeting Professionals International). É Vice-Presidente do Conselho de Administração de Bourbon Hotéis & Resorts.  

Airton José Cavenaghi, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em História Social. Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação do Mestrado e Doutorado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi - UAM-SP. Desenvolve pesquisas na área de Ciências Sociais Aplicadas, com enfoque na interpretação das dimensões, resultantes da percepção da hospitalidade na contemporaneidade.  

Publicado

2020-05-02

Cómo citar

Pereira, D. C., Wada, E. K., & Cavenaghi, A. J. (2020). Hospitalidade em Centros Culturais: O Atendimento do Sesc São Paulo [Brasil] / Hospitality in Cultural Centers: The Service of Sesc in Sao Paulo [Brazil]. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 12(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7299