Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing

Autores/as

  • Antônio Claret Guerra UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlusa Gosling UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiana Carvalho UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Este artigo tem como objetivo identificar a contribuição de redes sociais on-line (OSN) para o processo de disseminação e compartilhamento de experiências de turismo das gerações X e Y. A pesquisa realizada tem natureza exploratória e abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos por entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo (Bardin, 2009) foi a técnica usada para a análise dos dados coletados. Procurou-se, dessa forma, investigar vários aspectos ligados ao tema proposto: se as OSN são uma inovação tecnológica que impactou o setor de viagens; sua importância para o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos das gerações X e Y com mídias sociais on-line; a interface de cocriação de produtos turísticos; sua contribuição para a formação de preferências e intenções de compra. Entre as conclusões do estudo, verifica-se que os entrevistados concordam que as OSN impactam o setor e o consumidor busca benefícios ao utilizá-las, destacando a praticidade, comodidade, segurança, troca de informações e experiências. Foi citado, ainda, que as OSN divulgam roteiros turísticos competitivos e acessíveis, que antes da era digital eram relativamente pouco conhecidos do grande público. Palavras-chave: Turismo. Experiência Turística. Redes Sociais On-line. Gerações X e Y.

 

Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing - This article aims to identify the on-line social network (OSN) contribution to the X and Y generations´ tourism experiences of dissemination and sharing process. The content analysis (Bardin, 2008) was the technique used to analyses the data obtained through semi structured interviews. It was sought to investigate the OSN as technological innovation, its significance for the X and y generations relationships development, co-creation and formation of purchase intentions interface. Among the conclusions is the actual benefit of the OSN impact on the travel and on the tourist needs of products, comfort, security, information and exchanges experiences. Keywords: Tourism. Tourism Experience. Online Social Networks. X e Y Generations.

Biografía del autor/a

Antônio Claret Guerra, UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais

Jornalista Profissional Diplomado pela UFMG, Mestre em Administração com ênfase em Mídias Sociais e Turismo, Diretor-Geral e Editor do "Jornal MG Turismo", de Belo Horizonte-MG, o mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta já 29 anos e Diretor Nacional da Abrajet-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo

Marlusa Gosling, UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Tatiana Carvalho, UFMG-Universidade Federal de Minas Gerais

Este artigo tem como objetivo identificar a contribuição de redes sociais on-line (OSN) para o processo de disseminação e compartilhamento de experiências de turismo das gerações X e Y. A pesquisa realizada tem  natureza exploratória e abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos por entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo (Bardin, 2008) foi a técnica usada para o exame dos dados coletados. Procurou-se, dessa forma, investigar vários aspectos ligados ao tema proposto; se as OSN são uma inovação tecnológica que impactou a indústria de viagens; sua importância para o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos das gerações X e Y com mídias sociais on-line; a interface de cocriação de produtos turísticos; sua contribuição para a formação de preferências e intenções de compra. Entre as conclusões do estudo, verifica-se que os entrevistados concordam que as OSN impactam o setor e o consumidor busca benefícios ao utilizá-las, destacando a praticidade, comodidade, segurança e troca de informações e experiências. Foi citado, ainda, que as OSN divulgam roteiros turísticos competitivos e acessíveis, os quais, antes da era digital, eram relativamente pouco conhecidos do grande público.

 

 

Administradora de Empresas diplomada pela PUC-MG, Mestre em Manufatura Integrada por Computadores, pelo CEFET-MG, servidora pública federal.

 

 

 

Publicado

2015-07-18

Cómo citar

Guerra, A. C., Gosling, M., & Carvalho, T. (2015). Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 7(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3004