Redes Sociais e as Gerações X e Y: Disseminação e Compartilhamento de Experiências de Turismo / Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing
Abstract
Este artigo tem como objetivo identificar a contribuição de redes sociais on-line (OSN) para o processo de disseminação e compartilhamento de experiências de turismo das gerações X e Y. A pesquisa realizada tem natureza exploratória e abordagem qualitativa, sendo os dados obtidos por entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo (Bardin, 2009) foi a técnica usada para a análise dos dados coletados. Procurou-se, dessa forma, investigar vários aspectos ligados ao tema proposto: se as OSN são uma inovação tecnológica que impactou o setor de viagens; sua importância para o desenvolvimento e manutenção de relacionamentos das gerações X e Y com mídias sociais on-line; a interface de cocriação de produtos turísticos; sua contribuição para a formação de preferências e intenções de compra. Entre as conclusões do estudo, verifica-se que os entrevistados concordam que as OSN impactam o setor e o consumidor busca benefícios ao utilizá-las, destacando a praticidade, comodidade, segurança, troca de informações e experiências. Foi citado, ainda, que as OSN divulgam roteiros turísticos competitivos e acessíveis, que antes da era digital eram relativamente pouco conhecidos do grande público. Palavras-chave: Turismo. Experiência Turística. Redes Sociais On-line. Gerações X e Y.
Social Networks and Generations X and Y: Dissemination and Tourism Experience Sharing - This article aims to identify the on-line social network (OSN) contribution to the X and Y generations´ tourism experiences of dissemination and sharing process. The content analysis (Bardin, 2008) was the technique used to analyses the data obtained through semi structured interviews. It was sought to investigate the OSN as technological innovation, its significance for the X and y generations relationships development, co-creation and formation of purchase intentions interface. Among the conclusions is the actual benefit of the OSN impact on the travel and on the tourist needs of products, comfort, security, information and exchanges experiences. Keywords: Tourism. Tourism Experience. Online Social Networks. X e Y Generations.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).