O Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos: Características da Oferta e da Demanda / The Brazilian market for cruises: Characteristics of the behavior of supply and demand

Authors

  • Carlos Eduardo de Almeida Ramoa Universidade do Vale do Itajaí - Univali
  • Luiz Carlos da Silva Flores Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Keywords:

Turismo / Tourism. Turismo Marítimo / Cruise Tourism. Cruzeiros Marítimos / Sea Cruises. Mercado / Marketing. Comportamento / Marketing Behavior.

Abstract

A demanda no mercado internacional de cruzeiros marítimos encontra-se em ascensão, exceto no Brasil. Este artigo tem como objetivo identificar a realidade atual do mercado brasileiro de cruzeiros marítimos quanto às características da frota que navega em águas do país, como fator de influência no comportamento do mercado brasileiro de cruzeiros marítimos. Com o intuito de atingir ao objetivo proposto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo que permitiu identificar os dados da demanda por cruzeiros marítimos de 2004 a 2013 e a característica da frota ofertada ao mercado. No tratamento dos dados, para comparar o comportamento da demanda brasileira com os principais países do ranking internacional, foi utilizada a técnica de extrapolação matemática exponencial. Os resultados indicam que somente o mercado brasileiro apresenta números da demanda em queda, e quanto ao produto turístico cruzeiro marítimo, as companhias com embarque no Brasil disponibilizam navios padrão internacional, não sendo, portanto, esta a razão para o comportamento em queda da demanda por cruzeiros marítimos.

 

The Brazilian market for cruises: Characteristics of the behavior of supply and demand - Demand in the international market for sea cruises is growing, except in Brazil. The general aim of this paper is to identify the reality of the Brazilian Cruise market versus the international market and the features of the fleet which navigates on the Brazilian seas. An exploratory and descriptive study has been done to reach main aim to identify the demand numbers for sea cruises, from 2004 through 2013, and the features of the ships offered to the Brazilian market. Data collected have been treated using mathematical extrapolation technique. The findings pointed that the sea companies associated to Brazilian Association of Shipping Companies [ABREMAR], have available international high quality standard ships to the Brazilian market, which means that the ship´s quality is not a reason of the descending behavior in the Brazilian market for cruises.

Author Biographies

Carlos Eduardo de Almeida Ramoa, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI/SC). Especialista em Gestão Comercial - MBA (FGV). Professor no curso Administração (CNEC-IFES/SC).  

Luiz Carlos da Silva Flores, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

outor em Engenharia de Produção – UFSC. Mestre em Administração – UFSC. Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Turismo e Hotelaria (PLAGET-HGTUR-UNIVALI/SC). Professor do Curso de Administração (UNIVALI/SC)

Published

2015-04-16

How to Cite

Ramoa, C. E. de A., & Flores, L. C. da S. (2015). O Mercado Brasileiro de Cruzeiros Marítimos: Características da Oferta e da Demanda / The Brazilian market for cruises: Characteristics of the behavior of supply and demand. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 7(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2998