Tourism News: Construção da Notícia e Narrativa Televisiva de Destinos Turísticos / Tourism News: Reflections on news construction and television narrative of touristic destinations

Autores/as

  • Lauro Almeida de Moraes Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Gustavo Pereira da Cruz Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palabras clave:

Turismo /Tourism. Comunicação / Mass media. Jornalismo / Journalism. Notícia / News. Telejornal / Newscast.

Resumen

À medida que adquire maior importância econômica e no cotidiano das pessoas, o Turismo também ganha maior destaque na agenda pública, entre outros, nos meios de comunicação. Observe-se o maior espaço dedicado ao mesmo nas mídias, como um todo. Nesse sentido, atualmente o telejornalismo revela-se um espaço privilegiado de midiatização do turismo. O objetivo deste artigo, portanto, foi o de discutir e refletir acerca do processo de construção das notícias sobre destinos turísticos, especialmente na televisão, mídia que apresenta ampla capacidade de influenciar na demanda turística. Então, pergunta-se, quais características da narrativa jornalística televisiva estão mais presentes na composição da notícia sobre turismo? Este foi o problema e foco da abordagem. Como instrumento metodológico, realizou-se uma criteriosa revisão bibliográfica, buscando formar um arcabouço teórico-conceitual interdisciplinar que estabelecesse o diálogo entre obras de ambas as áreas – Turismo e Jornalismo – a fim de fornecer subsídios para pesquisas empíricas posteriores. Desta forma, identificaram-se traços marcantes e basilares, entre os quais se destaca a hibridização de gêneros jornalísticos, como o informativo, o opinativo, o de serviço e o diversional.

 

Tourism News: Reflections on news construction and television narrative of touristic destinations. The more importance that tourism gains in the economy as well as in people's daily lives, the more importance it also gains in the public agenda, particularly in the media. Just observe the greater space dedicated to tourism in the media as a whole. In this sense, telejournalism reveals itself a privileged space for mediatized tourism currently. The purpose of this article, therefore, was to discuss the process of building the news about tourist destinations in television, since they have ample ability to influence tourist demand. So, what characteristics of televise journalistic narrative that are more present in the composition to news about tourism? This was the focus of the problem and approach. Methodologically, it was conducted a thorough literature review in order to elaborate an interdisciplinary theoretical and conceptual framework which establish the dialog between works of both areas – tourism and journalism – to provide grants for further empirical research. Thus, striking features were identified and highlighted, amongst which stands out the journalism genre hybridization, such as the informative, the opinionative, the service and the diversional ones.

Biografía del autor/a

Lauro Almeida de Moraes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, BA, Brasil). Bacharel em Comunicação Social e especialista em Políticas Públicas e Projetos Sociais pela Universidade Vale do Rio Doce (Governador Valadares, MG, Brasil), onde é professor titular dos cursos de Jornalismo e Produção Publicitária, além de atuar como jornalista há 10 anos, com reportagens exibidas pela Rede Globo e publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. 

Gustavo Pereira da Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutor em Turismo e Sustentabilidade pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), instituição onde cursou também o Mestrado Internacional em Turismo. Graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Administração Hoteleira e Marketing Turístico pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná. Atua como professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Bahia), sendo membro do Núcleo de Turismo e Desenvolvimento Sustentável.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentável (ULPGC, Las Palmas de Gran Canaria, Espanha), Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba), onde é professor e pesquisador do Departamento de Turismo.

Publicado

2015-04-16

Cómo citar

Moraes, L. A. de, Cruz, G. P. da, & Gândara, J. M. G. (2015). Tourism News: Construção da Notícia e Narrativa Televisiva de Destinos Turísticos / Tourism News: Reflections on news construction and television narrative of touristic destinations. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 7(1). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/2090