Políticas e Processos Produtivos do Artesanato Brasileiro como atrativo de um Turismo Cultural
Resumen
Este artigo faz uma análise das transformações no processo produtivo do artesanato tradicional e de sua inserção na categoria de produção associada ao turismo cultural como patrimônio cultural imaterial, tendo sua imagem relacionada ao consumo consciente e a responsabilidade social. O artesanato passa por intervenções que visam à adequação aos parâmetros globais de qualidade e competitividade dos produtos construídos a partir da obtenção de certificados de origem e selos de qualidade. O artesão, por sua vez, perde cada vez mais a autonomia, característica central em sua produção e elemento essencial para que a tradição se perpetue ou seja reinventada e é reduzido a um detentor de técnicas que precisam se adequar a um modelo mercadológico específico. O artesanato é cada vez mais dependente dos processos de criação da imagem, pois, como todos os produtos da sociedade pós-industrial, passa a ser consumido como experiência e não, propriamente, como produto. O artesão precisa sobreviver e, muitas vezes, tendo sua produção como principal fonte de renda, submete-se as exigências do mercado, sem perceber que nas entrelinhas do discurso de melhoria de suas condições de vida e da própria autoestima encontra-se a alienação e a conseqüente expropriação de um saberDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).