Políticas e Processos Produtivos do Artesanato Brasileiro como atrativo de um Turismo Cultural

Authors

  • Silvana Pirillo Ramos Universidade Federal de Alagoas

Abstract

Este artigo faz uma análise das transformações no processo produtivo do artesanato tradicional e de sua inserção na categoria de produção associada ao turismo cultural como patrimônio cultural imaterial, tendo sua imagem relacionada ao consumo consciente e a responsabilidade social. O artesanato passa por intervenções que visam à adequação aos parâmetros globais de qualidade e competitividade dos produtos construídos a partir da obtenção de certificados de origem e selos de qualidade. O artesão, por sua vez, perde cada vez mais a autonomia, característica central em sua produção e elemento essencial para que a tradição se perpetue ou seja reinventada e é reduzido a um detentor de técnicas que precisam se adequar a um modelo mercadológico específico. O artesanato é cada vez mais dependente dos processos de criação da imagem, pois, como todos os produtos da sociedade pós-industrial, passa a ser consumido como experiência e não, propriamente, como produto. O artesão precisa sobreviver e, muitas vezes, tendo sua produção como principal fonte de renda, submete-se as exigências do mercado, sem perceber que nas entrelinhas do discurso de melhoria de suas condições de vida e da própria autoestima encontra-se a alienação e a conseqüente expropriação de um saber

Author Biography

Silvana Pirillo Ramos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Sociologia e Mestre em Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas – UFAL - Curso de Turismo

 

Published

2013-04-15

How to Cite

Ramos, S. P. (2013). Políticas e Processos Produtivos do Artesanato Brasileiro como atrativo de um Turismo Cultural. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 5(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1741