Redes Sociais da Internet: Estratégia para Divulgação das Potencialidades Turísticas do Piauí/Brasil

Autores/as

  • Vera Lúcia Lima da Cruz
  • Karol Monteiro Mota UFPI - Universidade Federal do Piauí
  • Andre Riani Costa Perinotto UFPI - Universidade Federal do Piauí

Resumen

O avanço nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTICs- tem proporcionado aos diversos setores da economia diferentes caminhos para o estabelecimento de contatos e laços sociais. Entre estes caminhos, destacam-se os recursos disponibilizados na Internet. As Redes Sociais tornaram-se verdadeiros fenômenos de popularidades ao criarem novos espaços para interação entre pessoas e organizações. Entre os setores da economia, o turismo tem usufruído destes recursos em seus diversos ramos de atividade, tais como reserva de hotéis, de passagens, etc e, entre outras, para promover destinos turísticos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação Turismo e Redes Sociais como estratégia de divulgação de potencialidades turística do Estado do Piauí, coletados a partir da observação de postagens e respostagens no Orkut e Facebook, de Janeiro de 2010 a Junho de 2011, analisados com abordagem quanti-qualitativa, que possibilitou a identificação de empresas que utilizam as duas Redes Sociais para divulgação de produtos e serviços turísticos no Estado. 

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Lima da Cruz

Graduada em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

Karol Monteiro Mota, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Turismo pela Universidade de Fortaleza (CE); Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias doSul - UCS (RS). Professora Assistente 1 do curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí.

Andre Riani Costa Perinotto, UFPI - Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, Especialista em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo SENAC/SP, Mestre em Geografia (Organização do Espaço) pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/UNESP. Doutorando em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (RS). Professor Assistente 2 Efetivo da UFPI – Universidade Federal do Piauí – curso de Turismo.

Publicado

2012-06-06

Cómo citar

Cruz, V. L. L. da, Mota, K. M., & Perinotto, A. R. C. (2012). Redes Sociais da Internet: Estratégia para Divulgação das Potencialidades Turísticas do Piauí/Brasil. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 4(1). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1390