Barra de Guaratiba-RJ:
de celeiro urbano a polo gastronômico
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v17ip170305Palabras clave:
Barra de Guaratiba, Gastronomia, Turismo, Rural, UrbanoResumen
Atualmente, inúmeros fenômenos têm colaborado com os processos de apropriação social de espaços urbanos, refletindo as mudanças provocadas pela alteração temporal de hábitos e comportamentos sociais, entre eles a gastronomia. As tendências urbanas influenciam não apenas o que as pessoas comem, mas também como elas se relacionam com a comida. Este trabalho parte da hipótese do reconhecimento da gastronomia como prática social capaz de orientar a reestruturação da dinâmica dos espaços de Barra de Guaratiba, conferindo ao bairro da zona oeste do Rio de Janeiro novos significados e sentidos. A pesquisa teve um caráter qualitativo, com o arcabouço teórico-metodológico interdisciplinar, e os métodos utilizados foram essencialmente a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Os resultados obtidos demonstram que o espaço social de Barra de Guaratiba, ao longo de muitos anos flutua entre o rural e o urbano, pois seu processo de integração econômico, social, político, cultural e ambiental foi construído em torno da ideia de natureza e da vocação agrícola e mesmo com as mudanças que as pressões políticas sociais impuseram, de certa maneira, há uma forma de resistência, preservando de certo modo a identidade e o bucolismo local, tendo na gastronomia à base de peixe e frutos do mar e no turismo sua base de sustentação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).



