Gestão Ambiental:
As Percepções sobre Sustentabilidade Ambiental em Meios de Hospedagem da Rede Roteiros de Charme
Palabras clave:
Sustentabilidade Ambiental, Gestão Ambiental, Meios de Hospedagem, Rede Roteiros de CharmeResumen
Diante do aumento da consciência ambiental e da presença de consumidores que partilham os valores da sustentabilidade, criou-se Sistemas de Gestão Ambiental [SGA] para melhorar a relação dos setores econômicos com o meio ambiente. O presente estudo objetiva investigar percepções e práticas atreladas à sustentabilidade ambiental em meios de hospedagem vinculados à Rede de Hotéis Roteiros de Charme. Caracteriza-se como um estudo qualitativo, exploratório-descritivo. Foram analisados dois hotéis localizados em destinos turísticos distintos no Nordeste brasileiro [Tibau do Sul-RN e Fortim-CE] e realizadas entrevistas com gestores dos meios de hospedagem. Constatou-se existir conhecimento e adesão de tecnologias e práticas de gestão ambiental. As principais práticas adotadas foram coleta seletiva e destinação para reciclagem dos resíduos sólidos secos, processamento de resíduos orgânicos pela vermicompostagem, adoção de dispositivos redutores de desperdícios de água e energia, entre outros. Quanto ao uso da tecnologia, são utilizados dispositivos tecnológicos para aumentar a eficiência e otimização da gestão ambiental, influenciando diretamente na redução de custos operacionais e na qualidade do serviço prestado aos hóspedes. Conclui-se que os hotéis por estarem vinculados a uma rede que preza pela sustentabilidade, necessitam vivenciar um processo constante de melhorias e adoção de práticas socioambiental responsáveis.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).