Uma história do turismo e da “cidade maravilhosa”
DOI:
https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p435Palabras clave:
Turismo; História do Turismo; Rio de Janeiro, Brasil.Resumen
História do Turismo no Rio de Janeiro, organizado por Amanda Danelli Costa e Antonio Edmilson Martins Rodrigues, analisa a vertente interpretativa relacionada à História e ao Turismo. A publicação pode servir de baliza para a atual forma de compreender a História do Turismo. Trata-se de coletânea de artigos que abordam a presença do turismo na cidade do Rio de Janeiro, em momentos distribuídos em quase três séculos de história da cidade. Os artigo estão distribuídos em duas partes, sendo a primeira composta por cinco textos e a segunda por sete. Todos refletem sobre situações nas quais o turismo é o elemento histórico a ser analisado, buscado em manifestações cotidianas significativas da história da cidade do Rio de Janeiro, que por ser capital do Império e da época republicana, foi o palco inicial daquilo que na atualidade chamamos de manifestações turísticas.
Citas
BN Digital Brasil (2021). Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876. Yellowstone. Link
Castro, C., Guimarães, V. L., & Magalhães, A. M. (orgs.) (2013). História do Turismo no Brasil. Rio de Janeiro: FGV.
Cavenaghi, A. J. (2008). Niépce: "a invenção que fiz...". Domínios da imagem, 2(3), 7-18. Link
Costa, A. D., & Rodrigues, A. E. M. (2023) (orgs.). História do Turismo no Rio de Janeiro. Serra, Espírito Santo: Milfontes. Link
Fernandes Júnior, R. (2003 (ed.). De volta à luz: Fotografias nunca vistas do Imperador. São Paulo: Banco Santos; Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional.
Klumb, H. R. (1872 [2014]). Doze Horas em Diligencia: guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora. Rio de Janeiro: FBN. Link
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).