O Samba de Roda do Recôncavo Baiano e o Turismo Cultural
Reflexões e dissonâncias a partir dos Estudos Críticos do Patrimônio e da Antropologia da Performance
Palabras clave:
Turismo Cultural, Estudos Críticos do Patrimônio, Antropologia da Performance, Samba de Roda do Recôncavo, Bahia, BrasilResumen
Este artigo tem como objetivo compartilhar alguns dos resultados da tese doutoral intitulada ‘Políticas Públicas para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI): O Caso do Samba de Roda do Recôncavo Baiano (Brasil)’, apresentada em 2016 pela autora à Universidade de Barcelona. Para atender às demandas deste Dossiê, procedo a um recorte para apresentar o samba de roda a partir da perspectiva de algumas das sambadeiras e sambadores mais ilustres do Recôncavo e para, com o apoio dos Estudos Críticos do Patrimônio e da Antropologia da Performance, entender a complexa relação entre o turismo e as performances culturais, a exemplo do samba de roda. Buscando suplantar a frequente representação do turismo como uma ameaça contemporânea aos bens culturais e, sem negar as contradições inerentes à relação entre o Turismo e o chamado Patrimônio Cultural Imaterial, busco destacar a condição de sujeito dos performers para entender o jogo de forças – via de regra desigual – que se opera nas arenas culturais, e perceber quais pessoas, grupos e/ou setores detém o controle sobre a narrativa, a representação cultural e a produção em espaços turísticos.
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