Vinho e comensalidade:

um estudo com membros da Geração Z

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p528

Palabras clave:

Comensalidade, Consumo, Vinho, Geração Z

Resumen

Por meio da comensalidade podemos entender sobre as dinâmicas sociais daqueles que compartilham uma refeição de maneira a compreender sobre quem são, sua cultura, os simbolismos e seus rituais, possuindo papel importante no desenvolvimento dos vínculos e na perpetuação das regras sociais. Por conta disso, esta pesquisa busca estudar as práticas de comensalidade dos membros da Geração Z, associadas ao vinho. Escolheu-se o vinho devido às características e rituais próprios de consumo, além da sua relevância cultural, histórica, civilizatória e mercadológica. A Geração Z foi eleita como um recorte por ser pouco explorada na literatura existente sobre vinhos. A pesquisa possui como objetivo analisar a comensalidade entre membros da Geração Z associada ao consumo de vinho, em pesquisa de abordagem qualitativa, que se pautou como método de coleta de dados na utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros da Geração Z familiarizados com o consumo do vinho. Por meio da análise das 17 entrevistas realizadas, um total de duas categorias analíticas - <Etiqueta: Normas, comportamentos e regras de consumo> e <Sociabilização> -, foram identificadas. Com a execução desta pesquisa foi possível levantar os significados do vinho para a Geração Z, como o momento ideal para o consumo social da bebida.

Por meio da comensalidade podemos entender sobre as dinâmicas sociais daqueles que compartilham uma refeição de maneira a compreender sobre quem são, sua cultura, os simbolismos e seus rituais, possuindo papel importante no desenvolvimento dos vínculos e na perpetuação das regras sociais. Por conta disso, esta pesquisa busca estudar as práticas de comensalidade dos membros da Geração Z, associadas ao vinho. Escolheu-se o vinho devido às características e rituais próprios de consumo, além da sua relevância cultural, histórica, civilizatória e mercadológica. A Geração Z foi eleita como um recorte por ser pouco explorada na literatura existente sobre vinhos. A pesquisa possui como objetivo analisar a comensalidade entre membros da Geração Z associada ao consumo de vinho, em pesquisa de abordagem qualitativa, que se pautou como método de coleta de dados na utilização de entrevistas semiestruturadas aplicadas a membros da Geração Z familiarizados com o consumo do vinho. Por meio da análise das 17 entrevistas realizadas, um total de duas categorias analíticas - <Etiqueta: Normas, comportamentos e regras de consumo> e <Sociabilização> -, foram identificadas. Com a execução desta pesquisa foi possível levantar os significados do vinho para a Geração Z, como o momento ideal para o consumo social da bebida.

Biografía del autor/a

Renan Pedroso Teixeira, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/9643271002123963>. E-mail: trenanteixeira@gmail.com

Rafael Ferro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Hospitalidade. Professor adjunto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Currículo Lattes: <http://lattes.cnpq.br/9643271002123963>. E-mail: rafaelferro@ufrrj.br

Citas

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Publicado

2024-08-14

Cómo citar

Teixeira, R. P., & Ferro, R. C. (2024). Vinho e comensalidade:: um estudo com membros da Geração Z. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 16(3). https://doi.org/10.18226/21789061.v16i3p528