Estágio e Mercado de Trabalho
Percepções dos alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria de Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro [Brasil]
Palabras clave:
Formação Profissional, Estágio, Formação Superior, Turismo, EducaçãoResumen
O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos alunos dos cursos superiores de Turismo e Hotelaria das instituições de ensino superior (IES) do Rio de Janeiro sobre os estágios e as demandas do mercado de trabalho. A abordagem do tema se dá em um momento que se faz necessário entender a relação entre a formação superior e as exigências do mercado. Como procedimentos metodológicos, foi realizada de 21 de fevereiro a 31 de março de 2019, uma pesquisa quantitativa online do tipo survey, com 169 graduandos das IES de Turismo e Hotelaria do Rio de Janeiro que estavam realizando estágio ou já haviam finalizado. Os principais resultados foram: a concentração da oferta de estágios no setor privado; satisfação dos discentes com a experiência de estágio, interesse dos graduandos por uma maior oferta de vagas de estágios e também em dar continuidade à sua experiência profissional na mesma organização. Contudo, o ponto de atenção recai sobre a baixa retenção dos estudantes que estagiam nas empresas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).