O que Buscam os Estudantes ao Realizar Monitoria? Um Estudo de Caso na Área de Ensino da Hotelaria / What do Students Look for when Doing Monitoring? A Case Study in the Field of Teaching Hotel Management
Keywords:
Turismo, Tourism, Hotelaria, Hotel Management, Universidade, University, Ensino, Teaching, Monitoria, Monitoring.Abstract
RESUMO
Dentre as várias alternativas de desenvolvimento que o ensino superior no Brasil oferece aos estudantes no espaço acadêmico, uma delas está ligada à monitoria. Para Nunes (2007), a monitoria é um meio de formação para o estudante. Em outras palavras, pode ser entendida como um espaço de treinamento para o estudante que almeja seguir na atividade docente. Objetiva-se neste estudo identificar quais propósitos os estudantes monitores buscavam alcançar ao participar da monitoria, tendo como base amostral alunos e egressos do curso de Hotelaria do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco, que exerceram tal atividade entre os anos de 2015 e 2020. Trata-se de uma pesquisa de método misto, uma vez que foram gerados dados quantitativos e qualitativos, cuja coleta se deu a partir de aplicação de formulários. Os dados foram trabalhados por meio da análise de conteúdo, seguindo as orientações de Triviños (1987), explorando as seguintes categorias analíticas: propósitos dos monitores; reflexos da monitoria no âmbito profissional; atingimento [ou não] do propósito inicial. Os resultados confirmam a relevância da monitoria para a carreira docente. Ressalta-se a importância deste estudo na medida em que investiga questões relacionadas ao ensino na área da hotelaria, enfatizando a perspectiva do discente.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Hotelaria; Universidade; Ensino; Monitoria.
ABSTRACT
Monitoring is an alternative that undergraduate courses offer to students in Brazil. Nunes (2007) writes that monitoring is a means of training for the student. In other words, it can be understood as a training space for the student who wishes to continue teaching. The objective of this study is to identify which purposes the student monitors sought to achieve by participating in the monitoring, based on the sample of students and graduates of the Department of Hotel Management and Tourism course at the Federal University of Pernambuco who exercised such activity between 2015 and 2020. This is a mixed method survey, since quantitative and qualitative data were generated, which were collected through the application of forms. The data were worked through content analysis, following the guidelines of Triviños (1987), exploring the following analytical categories: purposes of the monitors; reflexes of monitoring in the professional sphere; achievement [or not] of the initial purpose. The results confirm the relevance of monitoring for the teaching career. The importance of this study is emphasized as it investigates issues related to teaching in the hospitality area, emphasizing the student's perspective.
KEYWORDS
Tourism; Hotel Management; University; Teaching; Monitoring.
AUTORIA
José William de Queiroz Barbosa – Graduado. Mestrando em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5265845005892287. E-mail: william.queirozb@hotmail.com
Maria Helena Cavalcanti da Silva Belchior – Mestra. Professora na Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9037552956224605. E-mail: maria.hcsilva2@ufpe.br
REFERÊNCIAS
Abreu, T. O., Spindola, T., Pimentel, M. R. A. R., Xavier, M. L., Clos, A. C., & Barros, A. S. (2014). A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Revista de Enfermagem UERJ, 22(4), 507-512. Link
Algemiro, M., & Rejowski, M. (2015). Formação técnica e superior em Turismo e Hospitalidade no Rio de Janeiro. Revista de Turismo Contemporâneo, 3(2), 318-338. Link
Amato, D. T., & Reis, A. C. (2016). A percepção dos monitores sobre o programa de monitoria do Ensino Superior do CEFET/RJ. Scientia Plena, 12(7), 1-10. Link
Assis, F., Borsatto, A. Z., Silva, P. D. D., Peres, P. L., Rocha, P. R., & Lopes, G. T. (2006). Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Revista Enfermagem UERJ, 14(3), 391-397. Link
Bastos, M. H. C. (1999). O Ensino Mútuo no Brasil (1808-1827). Passo Fundo: Ediupf.
Bastos, S., & Rejowski, M. (2015). Pesquisa científica em Hospitalidade: desafios em busca de uma configuração teórica. Revista Hospitalidade, 12(esp.), 132-159. Link
Belchior, M. H. C. da S., & Silva, A. R. C. da. (2018). Avaliação do Programa Institucional de Monitoria nos cursos de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), à luz do engajamento estudantil. Turismo & Sociedade, 11(3), 412-429. Link
Borges, D. M., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2014). O programa de monitoria no processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola para alunos de turismo. Revista Línguas & Letras, 15(31), s/p. Link
Borges, R. M., & González, F. J. (2017). O início da docência universitária: a importância da experiência como monitor em disciplinas acadêmicas. Revista Docência do Ensino Superior, 7(2), 50-62. Link
Campos, C. M. (2004). Monitoria: a iniciação à docência. In: W. J. Absil (Org.), Pedagogia Universitária: reflexões sobre a experiência docente na educação superior. Temas Pedagógicos, 12. Fortaleza: Universidade de Fortaleza.
Creswell, J. W., & Plano Clark, V. L. (2011). Designing and conducting mixed methods research. Los Angeles: Sage.
Dantas, O. M. (2014). Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 95(241), 567-589. Link
Duran, D., & Vidal, V. (2007). Tutoria: aprendizagem entre iguais. Porto Alegre: Artmed.
Ferreira, A. B. H. (1986). Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Frison, L. M. B. (2016). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, 27(1), 133-153. Link
Frison, L. M. B., & Moraes, M. A. C. (2011). As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, 8(2), 144-158. Link
Gil, A. C. (1991). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas.
Haag, G. S., Kolling, V., Silva, E., Melo, S. C. B., & Pinheiro, M. (2008). Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 61(2), 215-220. Link
Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Link
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Link
Matoso, L. M. L. (2014). A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, Revista Científica da Escola da Saúde, 3(2), 77-83. Link
Mattar, F. N. (1999). Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. São Paulo: Atlas.
Moraes, A. M. (2011). A monitoria como Espaço de Aprendizagem no Instituto Federal Catarinense, Campus Sombrio. Dissertação, Mestrado em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil]. Link
Natario, E. G. (2001). Programa de Monitores para Atuação no Ensino Superior: proposta de intervenção. Tese, Doutorado em Educação, Universidade Federal de Campinas, Brasil. Link
Neto, J. G. P., Parente, N. N., & Fraga, W. B. de. (2019). Uma análise das concepções discentes acerca da monitoria no curso de licenciatura em Física no IFCE. Rev. Docência do Ensino Superior, 9, 1-16. Link
Nunes, J. B. C. (2005). Monitoria acadêmica: espaço de formação. Cadernos Pedagógicos, 9. Conferência de abertura do 2. Seminário de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 43-53.
Nunes, J. B. C. Monitoria acadêmica: espaço de formação. (2007). In M. M. Santos, & N. M. Lins (Orgs.). A Monitoria como Espaço de Iniciação à Docência: possibilidades e trajetórias. (pp. 45-58). Natal: EDUFRN
Oliveira, L. A., Rocha, J. E., & Pereira, V. S. (2014). Fatores que levam o aluno a engajar-se em programas de monitoria acadêmica de uma instituição de ensino superior. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, 2(4). Link
Santos, F. C. B. (2017). A monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil. Link
Schmitt, M. D., Ribeiro, M. C., Adamy, E. K., Brum, M. L. B., & Zanotelli, S. S. (2013). Contribuições da monitoria em semiologia e semiotécnica para a formação do enfermeiro: relato de experiência. Revista Eletrônica UDESC em Ação, 7(1), s/p. Link
Schneider, M. S. P. S. (2006). Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, (65). Link
Silva, R. N., & Belo, M. L. M. (2012). Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, 8(7), 1-6. Link
Silveira, E., & Sales, F. de. (2016). A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Revista de Ciência da Informação e Documentação, 7(1), 131-149. Link
Souza, P. R. A. de. (2009). A importância da monitoria na formação de futuros professores universitários. Âmbito Jurídico, 12(61), s/p. Link
Triviños, A. (1987). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (2016). Manual do Estudante. Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos. Link
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (2019). Edital n.09/2019. Programa Institucional de Monitoria 2020.1. Link
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (2020a). Edital n.05/2020. Programa Institucional de Monitoria 2020.3. Link
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (2020b). Resolução n.03/2020. Estabelece diretrizes para instituir o trabalho remoto no âmbito da UFPE. Link
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. (2021). Monitoria - UFPE. Pró-Reitoria de Graduação. Link
Vergara, S. C. (2000). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas.
Vicenzi, C. B., De Conto, F., Flores, M. E., Rovani, G., Ferraz, S. C. C., & Marostega, M. G. (2016). A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão, 12(3), 88-94. Link
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).