Percepções e Práticas de E-Learning sob a Ótica de Gestores da Rede Hoteleira de Natal-RN [Brasil]: Um Estudo de Múltiplos Casos / Perceptions and Practices of E-Learning from the Viewpoint of Managers of the Hotel Network of Natal-RN [Brazil]: A Multiple Cases Study
Keywords:
Turismo, Tourism, Hotelaria, Hotel Sector, E-learning, Treinamento, Training, Natal-RN, Brasil, Brazil.Abstract
RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar o uso do e-learning no treinamento e desenvolvimento de pessoas do setor hoteleiro de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Foi realizado um estudo qualitativo e de múltiplos casos com dez hotéis, entre os mais bem avaliados da cidade. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista aplicado com gestores responsáveis pela gestão de pessoas em cada hotel. Para análise dos dados, procedeu-se com a técnica de análise de conteúdo e apoio do software NVivo. Como resultados, contatou-se que o e-learning está presente nos processos de aprendizagem de colaboradores, porém, na maioria dos casos, isto ocorre a partir de cursos on-line propostos por entidades externas. Dos dez hotéis, apenas três possuem universidades corporativas pautadas no uso da tecnologia. Por fim, conclui-se que o e-learning é uma tendência como ferramenta de aprendizagem, o que pode ser intensificado nos próximos anos devido à crise pandêmica causada pelo Covid-19, que promete modificar a relação entre a tecnologia e as empresas de turismo.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Hotelaria; E-learning; Treinamento; Natal-RN, Brasil.
ABSTRACT
This study aims to analyze the use of e-learning in training and development of people in the hotel sector in Natal [Brazil]. A qualitative and multiple case study was conducted with ten hotels among the best rated in the city. Data collection took place through an interview script applied with managers responsible for managing people in each hotel. For data analysis, we proceeded with the content analysis technique and support of the NVivo software. As a result, it was found that e-learning is present in the learning processes of employees, however in most cases this occurs from online courses proposed by external entities. Of the ten hotels, only three have corporate universities based on the use of technology. Finally, it is concluded that e-learning is a trend as a learning tool, which may be intensified in the coming years due to the pandemic crisis caused by COVID-19, which promises to modify the relationship between technology and tourism companies.
KEYWORDS
Tourism; Hotel Sector; E-learning; Training; Natal-RN, Brazil.
AUTORIA
Jessyca Rodrigues Henrique da Silva – Mestra. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0830454940231346 E-mail: jessyca.r.henrique@gmail.com
Leilianne Michelle Tridade da Silva Barreto – Doutora. Profesora no Programa de Pós-Graduação em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2679486695792235 E-mail: leiliannebarreto@hotmail.com
REFERÊNCIAS
Alqahtani, A. Y., & Rajkan, A. A. (2020). E-Learning critical success factors during the Covid-19 Pandemic: A comprehensive analysis of e-learning managerial perspectives. Education Sciences, 10(9), 1-16. Link
Alves, D., Figueiredo Filho, D. & Silva, A, H. (2015). O Poderoso NVivo: uma introdução a partir da análise de conteúdo. Revista Politica Hoje, 24(2), 119-134. Link
Associação Brasileira de Industria de Hotéis - ABIH. (2016, 6 ABR). Hotelaria do RN é avaliada como a melhor do Brasil. Link
Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Lisboa: 70.
Brauer, M., Alves, L., E., Vieira, P., R., C., Albertin, A. L., & Romani-Dias, M. (2018). Corporate distance education: an applied understanding of its resistance factor. Turkish Online Journal of Distance Education, 9(4), 42-63. Link
Cartoni, L. Kalbaska, N., & Inversini, A. (2009). E-learning in tourism and hospitality: a map. Journal of Hospitality, Leisure, Sport and Tourism Education, 8(2), 148-156. Link
Cascada, P. M., Sousa, C. M., Correia, M. B., & Ramos, C. M. Q. (2014). E-learning associado ao turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura de ensino superior em Portugal. Revista de Turismo Contemporâneo, 2(1), 136-160. Link
Chan, C-S., Chan, Y-H., & Fong, T. H. A. (2019). Game based e-learning for urban tourism education through an online scenario game. International Research in Geographical and Environmental Education, 29(4), 283-300. Link
Chan, C-S., Chan, Y-H., & Fong, T. H. A. (2020). The effectiveness of online scenario game for ecotourism education from knowledge-attitude usability dimensions. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 27, 1-12. Link
Collins, C., Buhalis, D., & Peters, M. (2003). Enhancing SMTEs’ business performance through the Internet and e-learning platforms. Education + Training, 48(8/9), 483-494. Link
Costa, R. T. (2002). E-RH: O Impacto da Tecnologia para a gestão competitiva de recursos humanos. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de São Paulo, Brasil. Link
Dencker, A. F. (1998). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. São Paulo: Futura.
Dutra, J. S. A. (1995). Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas.
Edgardo, B., Carmen, P., & Muratore, F. (2010). European labour productivity and corporate e-learning activities: an empirical analysis. Annals of Faculty of Economics, 1(1), 170-177. Link
Fischer, A. L., Dutra, J. S., & Amorim, W. A. (2009). Gestão de Pessoas: desafios estratégicos das organizações contemporâneas. São Paulo: Atlas.
Fulber, C. L. & Boaria, F. (2015). Qualidade da mão de obra hoteleira de Foz do Iguacu-PR: um estudo comparativo. Caderno de Estudos e Pesquisas em Turismo, 4(4), 139-159. Link
Gavril, R, M., Kiehne, J., Hell, C. R., & Kirschner, C. (2017). Impact assessment on the performance of e-learning in corporate training programs in the context of globalization. De Gruyter, 11(1), 398-410. Link
Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
Gil, E. P., Hoeckesfeld, L., Silva, L. H., & Pereira, C. M. D. (2020). Training and Development from the management`s viewpoint: a case study in the food sector. Navus, 10(1), 01-14. Link
Gretzel, U., Fuchs, M., Baggio, R., Hoepken, W., Law, R. Neidhart, J., Pesonen, J., Zanker, M., & Xiang, Z. (2020). E-Tourism beyond Covid-19: A call for transformative research. Journal of Information Technology & Tourism, 22, 187–203. Link
G1RN. (2017, 20 JUL). Natal perde 5% dos leitos de hospedagem em 5 anos. Link
Heeman, C. (2013). Aprendizagem nas organizações, comunidade de prática e letramento digital. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 8(2), 78-90. Link
Howard, M. G., & Gutworth, M. B. (2020). A meta-analysis of virtual reality training programs for social skill development. Computers & Education, 144, 2-19. Link
Kanaane, R., & Ortigoso. (2010). Manual do Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano. São Paulo: Atlas.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2011). Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.
Lima, D. S. M., & Silva, J. R. H. (2020). Práticas de gestão do conhecimento: estudo de caso em um hotel tradicional na cidade do Natal (Rio Grande do Norte, Brasil). Revista Hospitalidade, 17(1), 1-20. Link
Lima, M. C. S., Rowe, D. E. O., Mourão, L., & Oliveira, A. M. B. (2020). Ações de treinamento em uma universidade pública, desenvolvimento profissional e cidadania organizacional: existe relação entre esses construtos?.Revista Organizações e Desenvolvimento, 27(92), 152-170. Link
Limongi-França, A. C. (2012). Práticas de Recursos Humanos: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas.
Liu, Z.; Dorozhkin, E., Davydova, N., & Sadovnikova, N. (2020). Co-Learning as a new model of learning in a digital environment: learning effectiveness and collaboration. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 15(13), 34-47. Link
Massaini, A. S., Oliveira, C. S., Vasconcellos, E. P., & Oliva, F. L. (2012, outubro). O papel da universidade corporativa como incentivo à inovação: um estudo de caso da Universidade do Hambúrguer. Anais... XV Seminário de Administração - SemeAd, São Paulo, SP, Brasil. Link
Marchiori, E., & Cantoni, L. (2018). Applying the counseling-learning approach to a tourism-related massive open online course. Journal of Teaching in Travel & Tourism, 18(1)1-17. Link
Menezes, R. F, Passos, J. C., Oliveira, M. F., Barbosa, I., & Rodrigues, H. G. (2017). Análise do processo de treinamento de uma universidade corporativa pela perspectiva da abordagem sistêmica de treinamento. CEUB – Educação Superior, 10(2), 31-39. Link
Nikitina, L., Shikov, P., Shikov, Y., Bakanova, A., & Shikov, A. (2018). Recommended system of personalized corporate e-learning based on ontologies. Anais… International Scientific Conference Environmental Science for Construction Industry – ESCI.
OMT. (2001). Introdução ao Turismo. São Paulo: Rocas.
Pramudijono, A, H. (2015). Corporate learning preparing the implementation of corporate strategy. Journal Pendidikan Humaniora, 3(4), 260-268. Link
Queiroz, T. (2012). Académie Accor: a universidade corporativa da rede hoteleira. Link
Ribeiro, S. P., & Medina, R. D. (2009). Mobile Learning Engine Moodle (MLE - Moodle): das funcionalidades a validação em curso a distância utilizando dispositivos móveis. Novas Tecnologias na Educação, 7(1), 1-11. Link
Santos, M. R. G., Braga Junior, S. S., Alonso Junior, N., Silva, D., Vaz, M., Ramos, A. L., & Fanchin, M. (2010). A educação a distância como estratégia educacional nas organizações. Anais... VII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia - SEGeT, Rezende, RJ, Brasil. Link
Schneckenberg, D. (2009). Web 2.0 and the empowerment of the knowledge worker. Journal of Knowledge Management, 13(6), 509-520. Link
Secretaria de Turismo do RN. (2019, 7 AGO). Projeto Brasil Braços Abertos do Ministério do Turismo está com inscrições abertas. Link
Silva, J. R. H., Lima, D. S. M., & Mendes Filho, L. (2020). Tecnologia da Informação e Comunicação como ferramenta de aprendizagem: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal-RN. Revista de Turismo Contemporâneo, 8(2), 222-250. Link
Silva, F. F., Lucio, E. M., & Barreto, L. M. (2013). Treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas em turismo: case Disney. Revista Hospitalidade, 10(2), 275-295. Link
Sitzmann, T., & Weinhardt, J. M. (2018). Advancing training for the 21st century. Human Resource Management Review, 29(2), 1-3. Link
Sun, J., Geng, J., Cheng, X., Zhu, M. Xu, Q., & Liu, Y. (2020). Leveraging personality information to improve community recommendation in e-learning platforms. British Journal of Educational Technology, 51(5), 1711-1733. Link
Tracey, B., & Swart, M. P. (2020). Training and development research in tourism and hospitality: a perspective paper. Tourism Review, 75(1), 256-259. Link
Verma, C., Illés, Z., Stoffová, V., & Bakonyi, V. (2020). Opinion prediction of hungarian students for real-time e-learning systems: a futuristic sustainable technology-based solution. Sustainability, 12(16), 1-16. Link
Vieira, E. M. F., Schuelter, G., Kern, V. M., & Alves, J, B, M. (2005). A teoria geral dos sistemas, gestão do conhecimento e educação a distância: revisão e integração dos temas dentro das organizações. Revista de Ciências da Administração, 7(14), 1-13. Link
Yin, R. K. (2005). Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
Zhang, T., Shaikh, Z. A., Yumashev, A. V., Chlad, M. (2020). Applied model of e-learning in the framework of education for sustainable development. Sustainability, 12(16), 1-15. Link
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).