Travel in Brazil e Panorama - Revista Portuguesa de Arte e Turismo. Turismo Em Tempos De Ditadura / Travel in Brazil and Panorama - Revista Portuguesa de Arte e Turismo. Tourism in Times of Ditactorship
Keywords:
Turismo, Tourism, Travel in Brazil, Panorama, Revista Portuguesa de Arte e Turismo, Estado Novo Brasileiro, Brazilian Estado Novo, Estado Novo Português, Portuguese Estado Novo.Abstract
RESUMO
O objetivo deste artigo é o de analisar o número inaugural das publicações promotoras da atividade turística, no Brasil e em Portugal: Travel in Brazil e Panorama, respetivamente. No ano de 1941, ambos os países viviam sob regimes ditatoriais e lançaram estas publicações editadas pelas suas estruturas de propaganda institucionais: no Brasil, o Departamento de Imprensa e Propaganda, e, em Portugal, o Secretariado da Propaganda Nacional. Em ambos os casos, as publicações serviram propósitos que ultrapassaram a promoção turística: a Travel in Brazil, em língua inglesa, enaltecia o governo de Getúlio Vargas no exterior; e a Panorama, em português, foi um veículo para a construção do processo de educação ideológico e estético do país, sob as linhas da ‘Campanha do Bom Gosto’ do seu editor. Em termos metodológicos, este trabalho opta pelo estudo de caso do primeiro número destas duas publicações e pela análise de conteúdo, enquanto ferramenta de análise e interpretação dos textos nelas publicados, complementados pela pesquisa bibliográfica sobre o contexto político-cultural de cada país. O contributo original deste estudo é a apresentação inédita da análise comparada do primeiro número destas duas revistas.
PALAVRAS-CHAVE
Turismo; Travel in Brazil; Panorama: Revista Portuguesa de Arte e Turismo; Estado Novo Brasileiro; Estado Novo Português.
ABSTRACT
This article presents an analysis of the first issue of two tourism magazines in Brazil and Portugal: Travel in Brazil, and Panorama, respectively. In 1941 both countries lived under dictatorial regimes and chose to launch these publications edited by the countries’ institutional propaganda structures: in Brazil, the Press and Propaganda Department, and, in Portugal, the National Propaganda Secretariat. In both cases, these publications served purposes that went beyond tourism promotion: Travel in Brazil, written in English, praised the government of Getúlio Vargas abroad and Panorama, in Portuguese, served as a vehicle for the construction of the country's ideological and aesthetic education process, under the lines of the “Campaign for Good Taste” by its editor. As far as methodology is concerned, this is a case study focused on the first issue of both publications, and relies on content analysis as the method for interpreting the articles published in them. These are complemented by bibliographic research on the political and cultural context of each country. The original contribution of the study is to bring forward an unprecedented comparative analysis of these two magazines.
KEYWORDS
Tourism; Travel in Brazil; Panorama: Revista Portuguesa de Arte e Turismo; Brazilian Estado Novo; Portuguese Estado Novo.
AUTORIA
Luís Antônio Contatori Romano – Doutor. Professor no Instituto de Linguística, Letras e Artes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, Pará, Brasil. Bolsista CNPq Produtividade. Currículo: http://lattes.cnpq.br/2430484048508765 E-mail: contatori_romano@yahoo.com.br
Rita Baleiro – Doutora. Professora na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, Faro, Algarve, Portugal. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1668473803501657 E-mail: rbaleiro@ualg.pt. Autor para correspondência
References
Bandeira, M. (2006). Crônicas da província do Brasil. São Paulo: Cosac Naify.
Bártolo, C. (2011). A campanha do bom gôsto ou análise de uma tentativa de doutrina estética num país autoritário. In: Atas da Designa 2011 - A esperança projectual - International Conference on Design Research (pp. 317-322). Covilhã, PT: Universidade da Beira Interior. Link
Cadavez, C. (2012). A bem da nação. As representações turísticas no Estado Novo entre 1933 e 1940. Tese, Doutorado em Estudos de Literatura e de Cultura, Universidade de Lisboa, Portugal. Link
Cunha, L. (2010). Desenvolvimento do turismo em Portugal: os primórdios. Fluxos & Riscos, 1, 127-149. Link
Decreto Fundador SPN, Decreto-Lei nº 23 054 (1933, 25 setembro). Diário do Governo, 218, 1a série. Link
Goulart, S. (1990). Sob a verdade oficial: ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. São Paulo: Marco Zero, CNPq.
Lissovsky, M. (2013). Brasil, refúgio do olhar: trajetória de um fotógrafo exilado no Rio de Janeiro nos anos 1940. Revista Brasileira de História da Mídia, 2(2), 31-44. Link
Lopes, T. A. (1996) (Org.). Cecília e Mário. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Luca, T. R. (2011). A produção do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) em acervos norte-americanos: estudo de caso. Revista Brasileira de História, 31(61), 271-296. Link
Panorama: Revista Portuguesa de Arte e Turismo, 1941, 1(1). Lisboa: Editorial Organizações Limitada. Link
Prista, M.L. (2011). Discursos sobre o passado: investimentos patrimoniais nas pousadas de Portugal. Tese, Doutorado em Antropologia, Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Link
Ribeiro, C. (2017). A Educação estética da nação e a “Campanha do Bom Gosto” de António Ferro (1940-1949). Estudos Ibero-Americanos, 43(2), 289-302. Link
Ribeiro, C. (2017a). Um intelectual orgânico no Estado Novo de Salazar: As ideias e os projetos de luso-brasilidade de António Ferro. Intellèctus, 16(2), 45-67. Link
Roubaud, M. L. (2003). O Verde Gaio: uma política do corpo no Estado Novo. In: S. S. Castelo-Branco & J. F. Branco (Eds.), Vozes do povo: A folclorização em Portugal (pp. 337-354). Lisboa: Etnográfica Press.
Santos, G. (2008). “Política do espírito”: o bom gosto obrigatório para embelezar a realidade. Media & Jornalismo, 12, 59-72. Link
Santos Filho, J. dos. (2008). O turismo na era Vargas e o Departamento de Imprensa e Propaganda – DIP. Cultur: Revista de Cultura e Turismo, 2(2), 2-14. Link
Travel in Brazil, 1941, 1(1). Rio de Janeiro: The Press and Propaganda Dept.
Victorino, J. G. (2018). Propaganda e turismo no Estado Novo: António Ferro e a revista Panorama 1941-1949. Lisboa: Aletheia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).