Educação Ambiental em Iniciativas de Turismo de Base Comunitária: Uma Congruência para Inovação Social / Environmental Education in Community-Based Tourism Initiatives: A Congruence for Social Innovation

Authors

Keywords:

Turismo de Base Comunitária, Community-based Tourism, Educação Ambiental, Environmental Education, Inovação Social, Social Innovation, Desenvolvimento Sustentável, Sustainable Development, Transformação Social, Social Transformation.

Abstract

RESUMO

A literatura aponta proximidade teórica entre o Turismo de Base Comunitária [TBC], uma modalidade de turismo planejada, gerida e praticada na/pela comunidade, e a Inovação Social [IS], que se reflete em esforços coletivos para solução de problemas sociais. Nesse campo, a Educação Ambiental [EA] merece atenção. Quando realizada no TBC, a EA promove ações que partem dos atores da base [bottom-up], voltadas ao desenvolvimento local sustentável e à consequente transformação social, alvo da IS. Para discutir esse percurso, realizou-se uma revisão da literatura com o objetivo de articular as dimensões dos construtos apresentados. Resultados demonstram que há uma congruência de objetivos e possibilidade simultânea de aplicações dos processos no sentido de emancipar atores sociais e capacitá-los na racionalização de recursos e geração de benefício socioeconômico. Conclui-se que a relação entre os construtos desperta uma alternativa relevante para pesquisas.

PALAVRAS-CHAVE

Turismo de Base Comunitária; Educação Ambiental; Inovação Social; Desenvolvimento Sustentável; Transformação Social.

 

ABSTRACT

The literature points out theoretical proximity between Community-Based Tourism [CBT], a type of tourism planned, managed, and practiced in/by the community, and Social Innovation [SI], which is reflected in collective efforts to solve social problems. In this field, Environmental Education [EE] deserves attention. When carried out at the CBT, EE promotes bottom-up actions that start from the base actors, aimed at sustainable local development and the consequent social transformation, target of the SI. To discuss this path, a literature review was carried out to articulate the dimensions of the constructs presented. Results demonstrate that there is a congruence of objectives and the simultaneous possibility of applications of the processes to emancipate social actors and enable them to rationalize resources and generate socioeconomic benefits. It is concluded that the relationship between the constructs awakens a relevant alternative for research.

KEYWORDS

Community-based Tourism; Environmental Education; Social Innovation; Sustainable Development; Social Transformation.

 

AUTORIA

Leonardo Ferreira Batista – Mestre. Doutorando em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.  Currículo: http://lattes.cnpq.br/5104264483857197. E-mail: leonardofb.leo@gmail.com

Juliana Cardoso de Santana – Mestra em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5635410340040195. E-mail: liannacg1@gmail.com

Stephanie Freire Brito – Bacharela. Mestranda em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0560568378114790. E-mail: stephaanieb@hotmail.com

Suzanne Érica Nóbrega Correia – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Pública, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0431849242809370. E-mail: suzanne.enc@gmail.com

Kettrin Farias Bem Maracajá – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5398977630029480. E-mail: kettrin@gmail.com

 

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Author Biographies

Leonardo Ferreira Batista, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande (PPGA/UFCG). Bacharel em Administração e graduado em Gestão de Pessoas. Experiência no ensino de Administração na disciplina de Gestão de Pessoas. Pesquisador em temas como inovação social, competências, capacidades humanas, educação e inclusão social na publicidade.

Juliana Cardoso de Santana, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre, com projeto de dissertação ligado aos temas de desenvolvimento sustentável e qualidade em serviços turísticos, e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade SENAI Paraíba (2019). Participou como diretora de gestão de pessoas e vice-presidente da PROSPECT Empresa Júnior de Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Experiência docente em curso superior de administração.

Stephanie Freire Brito, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica e Marketing. MBA em Marketing e Inteligencia de Mercado. Atualmente, tem desenvolvido pesquisas na área de sustentabilidade, estratégia, cidades sustentáveis, e indicadores de sustentabilidade, setores produtivos e empresas.

Suzanne Érica Nóbrega Correia, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Paraíba (Brasil). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande. Os estudos são voltados para Inovação Social, Negócio Social, Ecossistemas de Inovação, Consumo e Desenvolvimento Sustentável e Capacidades.

Kettrin Farias Bem Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará. Bacharel em Turismo pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora e Professora em lotação provisória na Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade na Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de pesquisa sobre Ambiente, Turismo e Sustentabilidade. Editora das revistas científicas Cenário, Contextus, Observatório de Inovação do Turismo e Editora Ad hoc da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participa das linhas de investigação na área de Turismo, Planejamento Turístico, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Pegada Hídrica.

Published

2021-12-10

How to Cite

Batista, L. F., de Santana, J. C., Brito, S. F., Correia, S. Érica N., & Maracajá, K. F. B. (2021). Educação Ambiental em Iniciativas de Turismo de Base Comunitária: Uma Congruência para Inovação Social / Environmental Education in Community-Based Tourism Initiatives: A Congruence for Social Innovation. Revista Rosa Dos Ventos - Turismo E Hospitalidade, 13(4). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/9086